15/06/2016 Por que sua empresa precisa de um site?

Por que sua empresa precisa de um site e como tirar proveito disso

Se você possui um empreendimento local ou presta serviços, provavelmente já sentiu a necessidade de promover sua marca. Seja por meio de publicidade em rádios, jornais da cidade ou distribuição de panfletos, a divulgação e o marketing são a alma de qualquer empreendimento.

Muito se fala sobre marketing digital, fluxo de nutrição, utilização de redes sociais e meios virtuais para melhorar o alcance das ações e atividades de empresas. Nesse contexto, os sites têm sido uma ferramenta altamente eficaz para alavancar os resultados de um negócio, pois melhoram a presença online, facilitam o acesso de novos clientes e rompem barreiras territoriais.

Mas isso não é tudo! Hoje, os sites fazem parte da estratégia de uma empresa e são indispensáveis para negócios de qualquer setor. Mostraremos a seguir como esse recurso pode melhorar o faturamento da sua empresa e como você pode tirar o melhor proveito dele. Acompanhe!

Por que preciso de um site se não vendo pela internet?

Esse é o primeiro ponto que deve ser desmistificado. Ter um site, com domínio próprio, é a presença digital mínima para qualquer negócio de sucesso.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, um site não serve apenas para vender produtos ou serviços pela internet. Por meio dele, você pode estabelecer um canal de comunicação direta com seu público — não importa se o seu negócio é um escritório de arquitetura ou de advocacia, um consultório médico ou um restaurante.

Sabemos que as pessoas pesquisam tudo na internet. Por isso, ter um site próprio passa mais autoridade para as buscas do Google, transmitindo uma imagem de profissionalismo aos seus potenciais clientes. Afinal, em um mercado tão competitivo, passar uma primeira impressão positiva é fundamental para que os visitantes se tornem futuros clientes.

Já tenho uma página no Facebook, ainda preciso de um site?

Uma página no Facebook é um canal fundamental de comunicação, mas não substitui o site da sua empresa.

Sem um site com domínio próprio, você não consegue realizar campanhas de e-mail marketing, que ainda é uma das formas mais eficientes de melhorar o relacionamento com seus clientes e adquirir novos.

Afinal, para onde você vai levar seus leads, para o seu site ou para uma página nas redes sociais? Fazendo uma analogia, onde você gostaria de se encontrar com seus clientes, em seu escritório ou em um café no shopping?

As mídias sociais são excelentes canais de comunicação, geração de demanda e tráfego. Elas devem ser utilizadas como um canal adicional ao seu site, mas não como principal ou único.

Se você faz postagens com materiais ricos em sua fanpage, como dicas, receitas e soluções sobre problemas que o seu público enfrenta, o correto é que você concentre esse conteúdo em um blog e direcione seus fãs do Facebook para que acessem o seu blog.

Dessa forma, você ganhará atenção exclusiva para o seu conteúdo e aumentará a autoridade do seu domínio na internet, um dos itens fundamentais para um crescimento de leads em uma estratégia de Marketing Digital.

O que é indispensável em um bom site?

Um site eficiente e que seja capaz de passar credibilidade, imagem atrativa e conquistar a atenção do usuário deve possuir alguns atributos. De questões estéticas e de experiência do usuário ao funcionamento, tudo deve ser bem pensado para melhorar os resultados da empresa.

Vejamos algumas das qualidades que devem estar presentes no site da sua empresa:

Estética agradável

Esse é um dos pontos mais importantes em um site. Afinal, a forma como seus elementos se apresentam aos olhos do usuário sempre influencia na hora de deixar uma impressão positiva.

Por isso, manter uma estética harmônica na sua página pode ser o primeiro passo para conquistar o seu público. Dê preferência para imagens atrativas e de boa resolução, organize os menus e atalhos de maneira simples e preze sempre pela facilidade na utilização.

Tenha atenção também à publicidade em excesso, pois ela pode deixar a página poluída.

Conteúdo relevante

Tão importante quanto a aparência da página é o seu conteúdo. Uma página institucional deve, acima de tudo, ser relevante para quem a utiliza. Além disso, seu conteúdo deve ser condizente com a imagem que deseja passar do seu negócio.

Mais uma vez, o marketing de conteúdo entra em cena como uma forma de tirar proveito desse conteúdo relevante. Por isso, invista em produção original, com temas relevantes para o seu público-alvo. Essa medida tornará sua empresa mais próxima dos clientes e ainda poderá servir para colocá-la como referência em determinado assunto.

Atualizações constantes

Criar uma página atrativa é muito mais fácil do que mantê-la dessa forma. Afinal, a atratividade que a sua página precisa para garantir um bom fluxo de nutrição depende, sem dúvida, de atualizações constantes.

Desso modo, tenha uma rotina de atualizações da página, seja com novos conteúdos, novas abas ou funcionalidades. O importante é que o usuário se sinta interessado a fazer novas visitas à página, porque sabe que encontrará algo novo e que pode lhe ser útil.

Página responsiva

Se você deseja ver o seu site funcionar como uma alada da empresa, é indispensável garantir a responsividade da página. Um site responsivo tem menus que direcionam corretamente às suas respectivas páginas, páginas que carregam com agilidade, imagens que aparecem de acordo com o esperado etc.

Nesse sentido, a experiência do usuário ao navegar pela página da sua empresa conta muito. Por isso, é importante que o site responda bem aos comandos, seja fluido e livre de bugs.

Garantir a responsividade do seu site é, de certa forma, garantir o conforto do usuário em sua experiência — e, consequentemente, tirar proveito disso para fortalecer a boa imagem do seu negócio e aumentar a sua rentabilidade.

Você já possui um site? Ótimo começo, mas isso não é tudo! O site é o pilar de uma base sólida dentro de uma estratégia de Inbound Marketing e é fundamental para estimular um fluxo de nutrição de leads.

Os próximos passos, como abordamos neste post, são otimizações no design, otimizações de SEO, planejamento de conteúdo, anúncios em mídias pagas com Google Adwords e Facebook Ads, entre outras ações.

Agora é com você: quer aprender um pouco mais sobre o universo do Marketing Digital e ficar inteirado das novidades da área? Siga nossas páginas nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo: estamos presentes no Facebook, Twitter e Google+!