Seu negócio está no mapa?
Há alguns anos a resposta talvez significasse um bom destaque nas páginas amarelas do catálogo telefônico e uma bela fachada de loja. Hoje, a presença digital faz parte dessa realidade. Uma das grandes vantagens do ambiente online, é que existem as estratégias orgânicas para divulgar a sua empresa, sem que você precise investir dinheiro para ter destaque, como aparecer no Google Maps.
Neste artigo, você vai entender o que é essa ferramenta, a sua importância e como você pode usá-lo na estratégia de marketing digital da sua marca. Afinal, quem não deseja ser encontrado pela buyer persona em um momento decisivo, como quando ela pesquisa sobre o nicho ou mix de produtos da empresa? Leia este texto e aproveite essa vantagem competitiva!
O que é o Google Maps?
Primeiramente, vamos falar sobre o Google, essa companhia gigantesca que tem como foco facilitar o processo de busca feito pelos usuários na internet. Para isso, eles investem em tecnologias e estratégias cada vez mais apuradas para oferecer a melhor experiência do usuário possível. Isso significa que eles trabalham para entregar os melhores resultados.
O Google Maps é uma de suas plataformas e o objetivo também fica dentro do mesmo foco: apresentar endereços atualizados, inclusive com imagens recentes do local. Agora imagine o que aconteceu com o crescimento de acessos à internet pelos smartphones? Ficou cada vez mais frequente as pesquisas sobre pontos físicos próximos ao usuário.
Assim, uma estratégia de marketing digital para negócios com pontos físicos devem estar aproveitar essa oportunidade. Estar no Maps não é ter apenas um ponto no mapa, mas também aparecer para o prospect quando ele busca pelas suas soluções nas imediações da sua loja.
Quais são as vantagens de aparecer nessa plataforma?
Você já deve ter notado que são muitas as vantagens de aparecer no Google, não é mesmo? Confira as principais delas:
- destacar a marca para os usuários que estão perto de você;
- aparecer também nos resultados de buscas do pesquisador;
- criar autoridade da marca para o seu público;
- usar uma estratégia gratuita de divulgação do seu negócio em ambientes online;
- facilitar para que seus clientes encontrem a sua empresa e ainda criem rotas para chegar até o seu estabelecimento.
Como aparecer no Google Maps?
Existem duas formas diferentes de cadastrar a sua empresa para que ela apareça no Maps. As duas são gratuitas, a diferença é que a primeira é mais rápida, enquanto a segunda oferece a oportunidade de inserir mais informações em relação ao seu negócio.
Cadastrando pelo Google Maps
Basta ter uma conta do Google (a mesma que acessa os e-mails do Gmail), caso você não tenha, é só se cadastrar. Agora você precisa:
- fazer login;
- entrar no Maps;
- digitar o endereço;
- clicar com o botão direito do mouse sobre o local;
- escolher a opção “adicione sua empresa”;
- preencher as informações como nome da empresa e horário de funcionamento.
Cadastrando pelo Google Meu Negócio
Nesse caso, você precisa acessar a página do Google Meu Negócio, criar uma conta ou fazer login e inserir um perfil de empresa. Já no primeiro acesso, o programa faz perguntas para a criação desse perfil.
Viu como aparecer no Google Maps é simples? Com essa simples atividade, você melhora a presença digital do seu negócio e aumenta as oportunidades de venda. Uma informação importante é que, mesmo que o seu empreendimento não tenha um endereço físico, você pode cadastrá-lo usando a opção do Meu Negócio de acordo com uma área comercial.
Se você tem um estabelecimento, aproveite a oportunidade e leia nosso artigo sobre como atrair clientes para sua loja física com o marketing digital. Garanta as melhores estratégias e tenha sucesso com seus clientes!