30/08/2019 Por que ter um sistema de controle financeiro para empresas?

Por que ter um sistema de controle financeiro para empresas?

Um sistema de controle financeiro para empresas é uma solução que busca automatizar e facilitar os processos de gestão de um negócio, evitando que se perca dinheiro. 

Isso é possível devido à capacidade que o software tem de executar tarefas de forma ágil e precisa, com uma produtividade muito superior à mão de obra humana.

Num sistema como esse, você encontra vários módulos úteis para as operações do dia a dia, como controle de pagamentos, cálculo do fluxo de caixa, documentação de notas fiscais etc. Quer saber mais? Continue lendo nosso post!

Quais os benefícios de um sistema de controle financeiro para empresas?

É impossível falar de todos os benefícios de softwares desse tipo, pois revolucionam a gestão de um negócio. Veja, a seguir, algumas das principais vantagens.

Automatização de processos

A automatização está inovando as operações de gestão das empresas. Até pouco tempo, grande parte das tarefas burocráticas e repetitivas eram executadas pelos colaboradores.

Isso trazia um grande inconveniente: em vez de utilizar o diferencial da mão de obra humana, como a criatividade e a inteligência, o gestor precisava destiná-la a atividades facilmente realizadas por máquinas.

Hoje em dia, a automação ficou muito mais barata e, portanto, acessível para os negócios de qualquer porte. Assim, vários processos manuais foram totalmente automatizados, como:

  • integração de dados entre sistemas digitais;
  • processamento de vendas e de pagamentos;
  • transcrição de planilhas;
  • cálculo de métricas, indicadores e impostos;
  • controle do fluxo de caixa.

Menor número de erros

Os softwares trabalham com um algoritmo bem definido e fixo, ou seja, realizam as tarefas sempre da mesma forma e com o mesmo nível de qualidade. A mão de obra humana, por outro lado, está sujeita ao cansaço e à desatenção, especialmente nas tarefas repetitivas.

Não se trata de falta de motivação ou de vontade dos funcionários. Os erros acontecem porque a nossa cognição simplesmente para de funcionar adequadamente após horas de trabalho.

Redução dos custos

O preço da assinatura ou da compra de um software, em geral, é muito menor do que os custos que se tem com um funcionário. Assim, só o fato de implementar uma ferramenta automatizada já traz uma significativa economia de capital. Além disso, com menos erros, há uma menor necessidade de refações, algo que demanda o uso de mais recursos. 

Maior produtividade

Os softwares conseguem fazer, em apenas alguns segundos, processos que demorariam horas, se feitos manualmente. Imagine, por exemplo, o cálculo do fluxo de caixa. Um colaborador tem que conferir o sistema de vendas, transcrever os dados para a planilha de caixa, conferir as informações e fazer a consolidação dos números.

Em uma empresa com centenas de transações ao dia, isso pode demorar várias horas e demandar vários colaboradores. Já a máquina consegue manter o nível de produtividade 24 horas por dia, sete dias por semana, pois não está sujeita ao desgaste físico.

Como escolher o melhor sistema de controle financeiro?

Escolher o sistema certo não é uma tarefa fácil. É preciso saber o que é importante para que seu negócio consiga alcançar os objetivos do planejamento estratégico. Para isso, você deve ficar atento a dois critérios.

Personalização

Quando você contrata uma ferramenta pronta padronizada, você provavelmente encontrará várias funcionalidades inúteis para o seu negócio e sentirá falta de outras importantíssimas. Por isso, o ideal é escolher um fornecedor que elabore uma solução personalizada, após ouvir as suas necessidades e compreender bem os seus processos empresariais.

Suporte e consultoria

O fornecedor precisa oferecer uma consultoria completa. Para isso, deve, também, ter conhecimentos avançados do mercado, mostrando o que é melhor para o seu caso. Ele vai analisar os objetivos do plano estratégico da sua empresa e indicar as melhores soluções digitais para cada um deles.

A Nexun é uma desenvolvedora de softwares inovadores para o mundo corporativo e pode criar um sistema de controle financeiro para empresas totalmente customizado. Assim, é possível otimizar cada um de seus processos com a finalidade de melhorar a produtividade e, consequentemente, aumentar os lucros.

Quer saber como as soluções da Nexun podem ajudar a sua empresa? Então, entre em contato com a gente!