10/09/2019 Saiba quais são os relatórios gerenciais que você precisa implementar na sua empresa

Saiba quais são os relatórios gerenciais que você precisa implementar na sua empresa

Você deseja melhorar os processos da sua empresa? Saiba que, para isso, é recomendado utilizar relatórios gerenciais para desenvolver estratégias para a sua companhia.

Depois de ler o artigo, você saberá como desenvolver um relatório eficaz para analisar tanto os pontos críticos da empresa quanto os fatores de melhoria, mas, antes, veja onde o documento pode ser aplicado!

Desenvolva a parte financeira

Não há dúvidas de que o setor financeiro é uma das áreas que mais usam os relatórios gerenciais. Afinal, é por meio dele que temos o balanço das finanças da companhia.

Para simplificar, veja os tópicos dos relatórios abaixo:

  • fluxo de caixa: traz detalhes dos valores que entram e saem da empresa dentro de um determinado período. Assim, o gestor pode criar estratégias para aumentar o crescimento;

  • contas a pagar: focando nos gastos feitos, a companhia saberá em que o dinheiro é gasto. Desse modo, você pode encontrar serviços ou processos que estão gerando maior saída de recursos, possibilitando reduzir custos;

  • contas a receber: verifica o valor a ser recebido pela corporação. A prática permite que você encontre inadimplentes e tenha informações detalhadas para lidar com a situação;

  • vendas: mostra o quanto foi vendido dentro de um período. As informações geradas servem como métricas para entender quais estratégias têm gerado mais resultados. Além disso, o relatório mostra o quanto falta para alcançar a meta do período.

Com o documento em mãos, os processos de finanças se tornam transparentes, dessa forma, além de saber o quanto está sendo gasto, a empresa poderá formar estratégias para administrar o dinheiro com maior eficiência.

Conheça a satisfação de colaboradores e clientes

Os relatórios de satisfação têm como objetivo saber o que as pessoas  tanto os colaboradores quanto os clientes  pensam sobre a companhia.

Por meio da análise, a empresa passa a entender o que causa a insatisfação por parte dos funcionários e, consequentemente, dos usuários. Assim, saberá quais pontos deverão ser melhorados para garantir a satisfação e o crescimento da companhia.

Mantenha o controle

Outro ponto em que os relatórios são importantes relaciona-se com a gestão dos fatores internos da empresa. Dessa forma, podemos separar o controle em dois itens.

No primeiro, focado em materiais, os relatórios permitem que o gestor saiba desde a forma como o estoque é gerenciado até o desperdício de insumos de diferentes processos.

Já no segundo, conta-se com a supervisão de desempenho. Assim, o responsável pela equipe saberá quantos dos objetivos foram cumpridos.

Assim, a empresa passa a ter maior controle sobre o quanto falta para alcançar as metas. Além disso, o relatório conta com dados sobre orçamento, informando ao gestor o quanto de budget poderá ser utilizado.

Saiba como fazer os relatórios gerenciais

Agora que temos conhecimento sobre os relatórios, veja abaixo como montar o seu próprio:

Tenha um objetivo

Para que uma atividade seja melhorada, é preciso identificar quais pontos devem ser desenvolvidos. Por isso, é essencial que o documento seja breve e, principalmente, vá direto ao ponto.

Além disso, para que os processos sejam melhorados, certifique-se de adicionar informações que sejam relevantes.

Escolha indicadores apropriados

Para entender o quanto uma atividade está rendendo, sabemos que é preciso utilizar indicadores de desempenho. Para isso, adote critérios que tornem o produto mais consistente e objetivo, como abrangência, simplicidade e importância.

Planeje o relatório

Quando reunimos as informações a serem adicionadas ao relatório, é natural que, no final, encontremos dados desnecessários para o processo. Por isso, considere revisar as informações para torná-lo o mais objetivo possível.

Além disso, o relatório deve ser entendido pela equipe responsável. Assim, mantenha dados e gráficos de fácil compreensão, evitando qualquer termo técnico.

Quando o assunto é o desenvolvimento dos processos, é essencial que o gestor tenha os relatórios gerenciais em suas mãos. É por meio deles que a equipe poderá desenvolver estratégias para melhorar a gestão de processos e a experiência do consumidor, consequentemente, aumentando as suas vendas.

E você, o que achou do nosso artigo sobre relatórios gerenciais? Deixe seu comentário abaixo!