Você deseja melhorar os processos da sua empresa? Saiba que, para isso, é recomendado utilizar relatórios gerenciais para desenvolver estratégias para a sua companhia.
Depois de ler o artigo, você saberá como desenvolver um relatório eficaz para analisar tanto os pontos críticos da empresa quanto os fatores de melhoria, mas, antes, veja onde o documento pode ser aplicado!
Desenvolva a parte financeira
Não há dúvidas de que o setor financeiro é uma das áreas que mais usam os relatórios gerenciais. Afinal, é por meio dele que temos o balanço das finanças da companhia.
Para simplificar, veja os tópicos dos relatórios abaixo:
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fluxo de caixa: traz detalhes dos valores que entram e saem da empresa dentro de um determinado período. Assim, o gestor pode criar estratégias para aumentar o crescimento;
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contas a pagar: focando nos gastos feitos, a companhia saberá em que o dinheiro é gasto. Desse modo, você pode encontrar serviços ou processos que estão gerando maior saída de recursos, possibilitando reduzir custos;
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contas a receber: verifica o valor a ser recebido pela corporação. A prática permite que você encontre inadimplentes e tenha informações detalhadas para lidar com a situação;
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vendas: mostra o quanto foi vendido dentro de um período. As informações geradas servem como métricas para entender quais estratégias têm gerado mais resultados. Além disso, o relatório mostra o quanto falta para alcançar a meta do período.
Com o documento em mãos, os processos de finanças se tornam transparentes, dessa forma, além de saber o quanto está sendo gasto, a empresa poderá formar estratégias para administrar o dinheiro com maior eficiência.
Conheça a satisfação de colaboradores e clientes
Os relatórios de satisfação têm como objetivo saber o que as pessoas — tanto os colaboradores quanto os clientes — pensam sobre a companhia.
Por meio da análise, a empresa passa a entender o que causa a insatisfação por parte dos funcionários e, consequentemente, dos usuários. Assim, saberá quais pontos deverão ser melhorados para garantir a satisfação e o crescimento da companhia.
Mantenha o controle
Outro ponto em que os relatórios são importantes relaciona-se com a gestão dos fatores internos da empresa. Dessa forma, podemos separar o controle em dois itens.
No primeiro, focado em materiais, os relatórios permitem que o gestor saiba desde a forma como o estoque é gerenciado até o desperdício de insumos de diferentes processos.
Já no segundo, conta-se com a supervisão de desempenho. Assim, o responsável pela equipe saberá quantos dos objetivos foram cumpridos.
Assim, a empresa passa a ter maior controle sobre o quanto falta para alcançar as metas. Além disso, o relatório conta com dados sobre orçamento, informando ao gestor o quanto de budget poderá ser utilizado.
Saiba como fazer os relatórios gerenciais
Agora que temos conhecimento sobre os relatórios, veja abaixo como montar o seu próprio:
Tenha um objetivo
Para que uma atividade seja melhorada, é preciso identificar quais pontos devem ser desenvolvidos. Por isso, é essencial que o documento seja breve e, principalmente, vá direto ao ponto.
Além disso, para que os processos sejam melhorados, certifique-se de adicionar informações que sejam relevantes.
Escolha indicadores apropriados
Para entender o quanto uma atividade está rendendo, sabemos que é preciso utilizar indicadores de desempenho. Para isso, adote critérios que tornem o produto mais consistente e objetivo, como abrangência, simplicidade e importância.
Planeje o relatório
Quando reunimos as informações a serem adicionadas ao relatório, é natural que, no final, encontremos dados desnecessários para o processo. Por isso, considere revisar as informações para torná-lo o mais objetivo possível.
Além disso, o relatório deve ser entendido pela equipe responsável. Assim, mantenha dados e gráficos de fácil compreensão, evitando qualquer termo técnico.
Quando o assunto é o desenvolvimento dos processos, é essencial que o gestor tenha os relatórios gerenciais em suas mãos. É por meio deles que a equipe poderá desenvolver estratégias para melhorar a gestão de processos e a experiência do consumidor, consequentemente, aumentando as suas vendas.
E você, o que achou do nosso artigo sobre relatórios gerenciais? Deixe seu comentário abaixo!