10/10/2016 Controle de estoque em varejo: confira 5 dicas para otimizar já!

Controle de estoque em varejo: confira 5 dicas para otimizar já!

Atender com agilidade e eficiência é o lema de qualquer empresa especializada em varejo. Por isso, o controle de estoque precisa fazer parte da estratégia para que o negócio tenha sucesso. Afinal, a falta de apenas uma mercadoria pode impactar vários consumidores e, pior, até mesmo potenciais clientes.

Infelizmente, muitos empreendedores ainda acreditam que o estoque tem apenas a função de fornecer os produtos para as prateleiras ou gôndolas. Esse erro faz com que informações relevantes sobre a empresa não sejam coletadas e aproveitadas.

Quando uma empresa tem um estoque otimizado, o empresário consegue controlar melhor as finanças da empresa, comprar mercadorias de forma assertiva e manter o espaço físico sempre organizado. Confira, abaixo, 5 dicas para otimizar já seu controle de estoque!

Organize o estoque de forma adequada

O estoque não pode ser um obstáculo para as vendas de uma empresa de varejo. Por isso, manter o espaço físico organizado é essencial para que todos os processos possam acontecer com agilidade.

A organização precisa ser criteriosa, pois cada mercadoria precisa estar em um local de fácil acesso e de acordo com sua importância. No varejo isso é essencial e os critérios variam de acordo com segmento de atuação.

Os produtos são de demanda constante, demanda pontual, sazonais ou de coleção? Para que a otimização ocorra, a organização deve priorizar os itens que têm mais saída e alocar os que não tem tanta saída.

Tenha disciplina para registrar tudo

É preciso ter muita disciplina para que os registros do estoque estejam sempre em dia. Todos os produtos precisam ser registrados de acordo com uma ficha de controle, que pode ser física ou automatizada.

Código, descrição do produto, localização do produto, quantidade de entrada e saída, são apenas algumas informações importantes que precisam constar nessa ficha.

Com os registros em dia, as chances de ter estoques negativos, rupturas, perdas por fraudes, extravios de materiais ou falhas nas entradas e saídas dos produtos são minimizadas. Esse passo é muito importante para nossa próxima dica!

cta_hiper

Invista em softwares de gestão

Os softwares de gestão podem ajudar qualquer empreendedor a fazer o controle e otimizar o estoque. Hoje, empresas especializadas possuem serviços customizados para atender negócios de todos os segmentos e portes.

Além de agilizar os processos, os softwares irão fornecer informações de todas as áreas ao controlar o estoque. Uma empresa de varejo precisa de relatórios consistentes para aumentar suas vendas, reduzir custos e identificar falhas nas operações.

Negocie com os fornecedores

O controle de estoque não serve para manter o dono de uma empresa de varejo atualizado sobre os produtos que ele tem. Ter uma boa relação com os fornecedores permite ao gestor planejar melhor suas compras.

A integração de dados com os fornecedores nem sempre é possível, mas buscar um alinhamento de informações é essencial para otimizar o estoque. Ficar com um estoque abarrotado de itens, é uma situação comum no varejo e que pode ser evitada.

Por outro lado, um bom planejamento com os fornecedores fará com que nenhum gestor tenha que perder noites de sono porque determinado produto com alta demanda não chega.

Envolva a equipe no processo de controle de estoque

Não adianta apenas ter um planejamento de estoque e as ferramentas necessárias para fazer o controle. Se a equipe não está envolvida no processo, a otimização do estoque não acontecerá. Muitas vezes, as falhas operacionais ocorrem porque não houve um direcionamento claro por parte do gestor.

Quando há mudanças nos processos de uma empresa, independente  do segmento, a arquitetura organizacional também precisa mudar. Afinal, as pessoas serão as responsáveis por novas funções e tudo precisa estar alinhado.

Nesse sentido, separar um tempo e, muitas vezes, um capital para investir em treinamento e capacitação são atitudes necessárias para que o controle de estoque seja sempre otimizado!

Gostou das nossas dicas para otimizar o seu estoque? Você sabia que outro ponto importante é investir em marketing digital para lucrar mais? Neste post você aprende a como anunciar no Facebook Ads e alavancar suas vendas!