03/10/2016 Como criar uma landing page de campeã de leads?

Como criar uma landing page de campeã de leads?

Você pode desenvolver diversas ações para atrair clientes para o seu site, mas nenhuma delas será tão eficiente para converter e gerar leads do que uma landing page. Mas, você sabe exatamente o que é e qual a sua importância?
As landing pages são chamadas de páginas de conversão porque oferecem aos visitantes algo valioso em troca de informações que são importantes para que você desenvolva um trabalho estratégico de marketing digital com esses potenciais clientes. Esse material de valor pode ser ofertas de produtos, serviços ou informações, como e-books, catálogos, revistas, vídeos ou inscrições para webinars, palestras e outros eventos.

A importância dessa prática nas suas ações é que quando o visitante faz o cadastro na landing page para receber a oferta, você passa a ter informações que possibilitem o desenvolvimento de uma relação que pode levá-lo a se tornar seu cliente.

Ficou interessado? Pois bem, prepare-se, porque as dicas que virão a seguir são infalíveis!

1. Destaque o conteúdo mais importante

O conteúdo de uma landing page deve ser altamente persuasivo, é o momento mais importante da sua estratégia, afinal, o visitante já foi atraído, agora, é preciso que você o convença a seguir adiante.

Dentre as informações que são escritas numa landing page, há sempre aquelas que são mais importantes, que são fundamentais que sejam lidas à primeira vista. Use o recurso de box colorido ou com detalhes que atraiam o olhar para a leitura. Destaque esse conteúdo dos demais na sua página. Assim, mesmo que o visitante não leia tudo, certamente, as chances de ler um box são maiores.

2. Utilize recursos visuais

Utilizar recursos visuais é muito importante para atrair a atenção de visitantes. Utilize imagens como símbolos para onde você quer chamar a atenção.
Os estímulos visuais são mais facilmente fixados pela memória, por isso lembramos do rosto de algumas pessoas que não vemos há anos. Pense que elementos visuais são uma ótima oportunidade de trabalhar a identidade e a presença da sua marca na mente do seu publico.

3. Use cores que contrastem

Há quem não dê importância para o uso das cores nas landing pages, pois é um engano. Estudos sobre apsicologia das cores mostram que algumas podem fortalecer o estímulo a ações, favorecendo a conversão.

Além disso, as cores contrastantes devem ser utilizadas para destacar elementos importantes, como títulos, chamadas para ações e o box de conteúdo, como citado no tópico anterior.

4. Explore as setas para indicar o caminho da conversão

É essencial que sua landing page seja bem específica no tipo de conversão que você deseja. Páginas que possuam mais de um objetivo, indicando ações diferentes aos visitantes, podem provocar uma confusão e deixar o usuário sem saber exatamente o que fazer. Evite este tipo de estrutura, foque apenas em uma ação, não exiba opções para que o visitante “fuja”.

Deixe claro o que você espera do usuário, como clicar num link, preencher um formulário, dar play num vídeo etc. Utilize o recurso de setas coloridas para direcionar o usuário para o seu objetivo final.

5. Reforce a Call To Action (CTA)

Call To Action significa chamada para ação e é sua principal arma de conversão. É o CTA que indica ao usuário exatamente o que ele deve fazer. Dependendo do tamanho da sua landing page, reforçar o CTA inserindo-o mais de uma vez é importante. Ou então, você pode colocá-lo em formatos diferentes, como no meio do texto ou em box colorido em destaque.

Evite CTAs longos, seja simples e direto. É a melhor medida!

6. Teste versões de formulário

O formulário que o visitante preenche é algo que deve ser elaborado com moderação. Um formulário simples e compacto pode chamar a atenção daqueles usuários que não têm muito tempo ou paciência para preencher cadastros. No entanto, um formulário que exige mais informações, pode passar uma sensação maior de credibilidade.

Não há uma regra sobre o tamanho do formulário, mas há uma dica: faça testes! Você só saberá qual o comportamento majoritário do seu público quando realizar testes com duas ou mais versões do formulário.

Outra questão importante referente à quantidade de campos do formulário é, em qual etapa do funil de vendas o visitante está quando chega nesta landing page? Pois, se o visitante está acessando uma landing page de topo de funil, exigir muitas informações fará com que você tenha uma taxa de conversão muito baixa, mas se esta landing page for de um nível mais avançado, como a solicitação de um orçamento personalizado, convém você solicitar mais informações além de nome e e-mail.

Depois de aprender como criar uma landing page, é preciso conhecer um pouco mais sobre o funil de vendas, afinal, faz parte das estratégias de marketing digital. Dê uma lida no artigo “Entenda como funciona o funil de vendas e otimize a jornada do cliente!” temos certeza que será útil no crescimento das suas conversões. Boa leitura!