08/01/2018 Como uma agência ajuda a reduzir o Custo de Aquisição de Clientes?

Como uma agência ajuda a reduzir o Custo de Aquisição de Clientes?

Com tantos recursos que as empresas possuem hoje para atrair novos consumidores, tanto no meio digital como offline, é necessário manter um constante acompanhamento dos resultados para buscar a otimização. Nesse sentido, o custo de aquisição de clientes é uma das métricas importantes para serem avaliadas.

Por isso, criamos este artigo que ajudará a entender melhor o que representa esse indicador e como uma agência pode ajudar a reduzi-lo. Confira!

O que é o custo de aquisição de clientes?

O custo de aquisição de clientes, ou CAC, representa o investimento necessário de uma determinada estratégia para se converter uma pessoa em cliente. O CAC é um indicador controlado pelas empresas no intuito de buscar estratégias mais eficientes, com menor custo.

Quanto maior for o CAC, maior é o investimento necessário para gerar uma conversão. Então, é interessante comparar esse indicador em diferentes estratégias.

Para calcular o custo de aquisição de clientes você deve, em primeiro lugar, determinar o tempo de análise e os canais utilizados nessa aquisição. Com isso, some todo o valor gasto na estratégia e o número de clientes gerados com ela. A partir desses dados, basta usar a seguinte fórmula:

CAC = total investido na ação / número de novos clientes

Como otimizar o CAC?

Para otimizar o CAC é preciso criar ações orientadas nessa métrica. Esse trabalho é muito bem-feito pelas agências. Elas conseguem definir as ações, levantar todos os valores envolvidos, criar condições de teste e avaliar as respostas do público, encontrando o que foi mais interessante e que deve ser adotado.

É preciso lembrar que as agências trabalham focadas em conhecer e atender as necessidades e objetivos dos clientes, o que é um grande diferencial e pode gerar otimizações no CAC.

Por isso, mostraremos algumas ações feitas pela agência que ajudam a melhorar o indicador:

Implantar o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é o processo de atração dos consumidores por meio de conteúdo. Ao invés da publicidade paga e de vendedores invasivos, a marca investe em conhecimento para gerar novos negócios.

Para isso, a criação de um blog com conteúdos relevantes é uma ótima opção. Seu site consegue gerar tráfego qualificado e seus leads são nutridos com conteúdos de qualidade. Eles são direcionados ao longo do funil de vendas e acionam a empresa quando estão mais próximas da compra, reduzindo os custos necessários para isso.

Alinhar os setores de marketing e vendas

Outra estratégia interessante é alinhar as equipes de marketing e vendas, o Smarketing. Para isso, é criado um acordo entre as partes e o trabalho é feito de forma conjunta, com as mesmas metas, compartilhamento das informações e um esforço coletivo dos envolvidos.

Assim os recursos são otimizados e o custo de aquisição de clientes pode abaixar.

Como avaliar se o CAC da empresa está bom?

Para saber se o CAC da sua empresa está positivo você deve conhecer outro indicador, o LTV, ou Lifetime Value. Ele representa o tempo médio que seus clientes permanecem com a marca.

Se o LTV for baixo, significa que seus clientes estão tendo uma má experiência de compra, buscando outras opções. O contrário mostra que a experiência é agradável e que seus clientes estão satisfeitos.

A relação do CAC com o LTV é que o custo de aquisição sozinho não é capaz de gerar uma boa análise. Associando ele com o LTV você consegue ter uma visão completa, da relação de investimento e retorno.

Em casos de empresas que oferecem planos de assinatura, por exemplo, o CAC pode ser mais alto, mas o LTV também é considerável. A empresa investe um valor maior na aquisição, mas tem esse retorno no decorrer do tempo.

Então, como vimos em nosso artigo, entender o custo de aquisição de clientes e associá-lo ao LTV é uma ação muito importante para otimizar as suas estratégias e buscar maiores lucros.

Lembre-se que para ter esse trabalho bem feito, é totalmente recomendável contar com a ajuda de uma agência especializada. Ela possui todo o conhecimento e experiência necessários para elaborar um bom plano de ações.

Agora que já viu como reduzir o custo de aquisição de clientes, baixe o nosso e-book com as 101 dicas rápidas para um marketing digital de resultados!

 

Marketing Digital para o seu Negócio