02/01/2018 Anúncios nativos: entenda mais sobre essa tendência de mercado

Anúncios nativos: entenda mais sobre essa tendência de mercado

Quando se fala em anúncios online, a primeira coisa que a maioria das pessoas pensa é no Google Adwords, Facebook e Instagram Ads. Porém, as opções não se restringem a essas. Existe outro formato que você não pode deixar de lado: os anúncios nativos.

O consumidor tem cada vez mais voz ativa, fazendo com que as empresas precisem se adaptar e buscar novas maneiras de chamar sua atenção. Hoje, ninguém quer mais ser interrompido por um anúncio não solicitado, mesmo na internet.

Se você quer saber como utilizar os anúncios nativos a favor da sua empresa, continue lendo este post e conheça essa estratégia inovadora!

O que são anúncios nativos

Imagine entrar em um site de notícias e de repente ver uma série de banners invadindo sua tela. Além de ser desagradável, isso impacta negativamente sua experiência com o portal.

A publicidade nativa, por sua vez, busca entregar os anúncios relevantes em um formato diferente e dentro de um contexto que não seja invasivo, sem interferir na navegação do leitor. Esses anúncios estão geralmente nas recomendações de leitura que ficam ao final do texto.

São anúncios que têm cara de notícia e parecem ser conteúdo próprio do site. Ao clicar, o usuário é levado para a página do anunciante, mas não deixa de acessar um conteúdo informativo e relevante relacionado ao produto que a empresa quer vender.

Esse tipo de anúncio, além de não intrusivo, ainda dá espaço para a equipe de marketing criar melhores argumentos de venda e uma conexão mais forte com a audiência, o que não é possível com os anúncios “tradicionais” na internet.

Diferença entre anúncios nativos e outros anúncios na web

Você já conhece outros tipos de publicidade online e sua relevância no planejamento de marketing digital. Contudo, a publicidade nativa tem algumas diferenças importantes que você precisa saber. Veja a seguir:

Publicidade nativa

Divulga sua marca ou seu produto por meio de conteúdo. É excelente para impactar pessoas que não estavam buscando por informações relacionadas à sua empresa e atrai bastantes cliques por se comportar como uma notícia interessante para a audiência.

Rede de Display

Os banners que aparecem nos sites parceiros do Google também impactam pessoas que não estavam procurando pelo seu produto, mas é uma publicidade invasiva, que empurra o produto para o usuário.

Rede de pesquisa

São os links patrocinados que aparecem nos resultados dos buscadores, como o Google. Podem atrair público qualificado, pois aparecem de acordo com as palavras-chave que o usuário procura.

Social

Os anúncios dentro das redes sociais aparecem para um público específico, dentro da segmentação que a empresa definiu. Outra forma invasiva, mas que pode permitir a interação do usuário com o negócio.

Planejando uma campanha de native ads

Crie sua persona

Descubra quem é seu público-alvo e crie quantas personas forem necessárias para que você desenvolva ofertas que interessem a cada uma delas. Esse passo vai ajudá-lo a criar um conteúdo mais atrativo e anunciar nos canais que seu público, ou parte dele, costuma visitar.

Estabeleça seus objetivos

Sua campanha não precisa ser necessariamente de vendas. Você também pode definir outros objetivos como: gerar mais tráfego no seu site institucional, gerar mais leads, conversões, etc.

Defina uma oferta

A depender do estágio que seu cliente está na jornada de compra, a oferta pode ser direta ou indireta. Você pode falar diretamente dos benefícios do seu produto ou criar uma notícia relacionada ao seu mercado e aos problemas que seu público quer resolver.

Segmente sua campanha

Escolha em que tipo de site seu anúncio será veiculado e defina a sua segmentação. Geralmente é possível segmentar a partir do tipo de conteúdo que o visitante já viu, conteúdo relevante para página em que o usuário está, conteúdos que outros visitantes acharam interessante etc.

Vale ressaltar que para ter uma campanha de anúncios nativos tenha sucesso, é fundamental contar com uma agência especializada para a criação e gerenciamento da estratégia. Então, se você se interessou e quer investir nesse tipo de anúncio, conte com a Nexun para ter os melhores resultados. Entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio!

Marketing Digital para o seu Negócio