13/10/2017 Banco de dados empresarial: o que é, qual a importância e como construir?

Banco de dados empresarial: o que é, qual a importância e como construir?

Com o avanço da tecnologia, as informações coletadas e armazenadas no banco de dados da empresa ganharam um poder incrível. Assim, quando utilizadas pelos gestores de forma eficiente, resultam em ações rápidas e competitivas no mercado.

Nessa direção, preparamos este artigo com algumas informações sobre o que é banco de dados, sua importância e como construí-lo. Ficou curioso? Então, continue a leitura e transforme o seu negócio!

O que é banco de dados e qual é a sua função?

Independentemente de sua área de atuação, uma empresa necessita de um bom trabalho de gestão, seja contabilizando os valores que entram e saem, verificando os materiais de estoque, determinando a necessidade de compras, avaliando o número de clientes ou acompanhando as vendas. Afinal, essas informações são preciosas para embasar as tomadas de decisão, que devem ser feitas com base nos resultados — e não em suposições.

No entanto, com o avanço da internet, esses registros passaram a ser feitos de forma facilitada. Ou seja, para atender a essa necessidade, todas as informações coletadas passaram a alimentar um banco de dados da empresa. Afinal, imagine controlar todos esses dados da organização com registros de papel?

Logo, de maneira simples, é possível definir banco de dados como um conjunto de arquivos que conversam entre si, uma vez que armazenam uma vasta quantidade de informações, como nome, endereço, telefones, documentos etc. Geralmente, são gerenciados por meio de linguagens de programação.

Qual é a importância de utilizar o banco de dados da empresa?

Construir um banco de dados da empresa é importante, uma vez que ele servirá de base para qualquer decisão a ser tomada pelos gestores.

Imagine que você esteja planejando uma campanha para atrair novos clientes para a sua empresa e, para isso, precisará investir um valor considerável e esperar que o resultado faça uma boa diferença. Sem a ajuda dos dados, as chances de direcionar suas ações para o público errado são maiores, o que fará com que todo o esforço e os recursos gastos sejam jogados fora.

Por isso, reunir, interpretar e aplicar as informações úteis são medidas que podem fazer com que a sua empresa encontre tendências de comportamento do seu público, facilitando a sua comunicação com os consumidores e identificando grandes oportunidades antes mesmo da concorrência.

Contudo, para que esses dados sejam utilizados de forma eficiente, é preciso que as informações sejam agrupadas por tipos, como, por exemplo, informações sobre os clientes, que podem ser divididas em grupos, com nome, e-mail, endereço e telefone. Os fornecedores, por exemplo, podem estar divididos em outro segmento, com dados diferentes, mas que sejam relevantes para o caso.

No entanto, ao considerar a eficiência, a manutenção e a atualização dos dados devem ser feitas de forma que as informações possam ser adicionadas ou excluídas a qualquer momento. Nesse contexto, também entra em questão a agilidade de acesso na plataforma utilizada.

Qualidade e credibilidade também são dois fatores fundamentais quando falamos de armazenamento de dados, afinal, de nada adianta obter inúmeras informações se elas não representarem fontes confiáveis e possibilitarem a criação de estratégias e soluções válidas para a organização.

Vale mencionar que os bancos de dados podem ser responsáveis por nortear várias iniciativas da empresa, como, por exemplo, ações de marketing digital mais bem segmentadas e promoções personalizadas, e, até mesmo, por contribuir na estruturação de projetos de expansão dos negócios em outras áreas.

Tudo isso se torna possível porque essas informações incluídas no banco de dados possibilitam identificar de forma ágil qual é o perfil do cliente, suas preferências e seus hábitos de consumos.

Logo, ao terem acesso a essas informações, os gestores podem adaptar as ações tanto previamente quanto a curto e médio prazos. Nessa direção, separamos os dois banco de dados mais utilizados no mercado. Confira!

Oracle

Lançado em 1980, o Oracle é o banco de dados que domina o mercado. Sua linguagem de programação é o PL/SQL. No entanto, atualmente, já está na versão 12c — o primeiro banco de dados do mundo projetado para nuvem.

MySQL

O MySQL é um banco de dados relacional que tem como foco sistemas online. Vale ressaltar que ele foi lançado em 1996 e também pertence ao Oracle.

Quais são as principais vantagens de utilizar esse recurso?

Entenda que a utilidade e as vantagens adquiridas são diretamente proporcionais às formas de armazenar, organizar e acessar essas informações. Logo, confira quatro motivos para utilizar um banco de dados em sua empresa.

Agilidade e alinhamento para planos de ação

Por meio de um robusto e integrado sistema de banco de dados, é possível que os gestores alinhem as ações para definir quais são as áreas que merecem mais investimento ou quais custos podem ser reduzidos sem afetar a qualidade das atividades realizadas na organização.

Ao utilizar um sistema de banco de dados, os gestores têm acesso aos gráficos das principais informações da organização, possibilitando identificar os indicadores de desempenho mais importantes e, em seguida, estruturar as causas dos problemas encontrados para que sejam prontamente corrigidos.

Aumento da produtividade

Há algo que gaste mais tempo que ficar enviando e-mails para gestores das mais variadas áreas ou imputar diversos programas e/ou planilhas? E os tropeços que esses processos manuais podem gerar para a organização?

Um sistema de banco de dados elimina esse tipo de retrabalho, ou seja, indica o que precisa ser refeito pelos colaboradores nas diversas áreas da empresa. Esse processo contribui com o aumento da produtividade, uma vez que permite o controle e o domínio da gestão de todas as operações, evitando possíveis imprevistos.

Diminuição de riscos e reforço na segurança

O sistema de banco de dados permite que todas as informações estejam centralizadas em um único ambiente, facilitando o acesso de todos os colaboradores às informações, diminuindo, assim, os riscos no processo e na segurança.

Flexibilidade

Em meio à independência de informações e programas utilizados pela empresa para a gestão do banco de dados, qualquer alteração em um desses elementos não implicará modificações severas no outro, facilitando a flexibilidade de uso dessas referências.

Como construir o banco de dados da empresa?

Os dados não têm grande valor se não puderem ser interpretados com facilidade, ou seja, coletar as informações e não saber ou não poder utilizá-las não contribui para o seu negócio. Por isso, como primeiro passo para construir uma base de dados para a empresa, deve-se definir quais informações são relevantes.

Em seguida, depois que você e sua equipe definirem o que controlar, é hora de organizar os dados. Você não deve misturar as informações sobre seus clientes com o levantamento de fornecedores, por exemplo, pois isso pode dificultar o processo de análise. Portanto, crie grupos de separação.

Concentre-se naquilo que realmente pode fazer diferença nas suas estratégias. Coletar dados aleatórios e desnecessários só vai gerar mais trabalho de separação e análise. Evite isso!

Para construir um banco de dados empresarial de forma eficiente, é interessante contar com ajuda profissional de uma empresa especializada nesse ramo. Assim, as decisões serão tomadas de acordo com a necessidade específica de cada caso.

Neste post, vimos que o banco de dados da empresa é fundamental para que as oportunidades de mercado sejam aproveitadas da melhor forma possível. Conhecimento é poder — e cada informação pode ser um grande diferencial na montagem das estratégias.

Contar com ajuda profissional no desenvolvimento de soluções pode fazer toda a diferença, facilitando a gestão e gerando resultados mais sólidos.

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