11/05/2016 A importância do marketing digital para o seu negócio nos dias de hoje

A importância do marketing digital para o seu negócio nos dias de hoje

 

Se você ainda tem dúvidas a respeito da importância do Marketing Digital no seu negócio, é hora de refletir sobre tudo o que acontece ao seu redor.

Hoje, já existem mais pessoas comprando pela internet do que nas lojas físicas. São 38,2% dos consumidores que compram online, contra 30,9% nas lojas físicas, com a mesma frequência. Isso representa muito para o empreendedor, pois significa que, sem criar uma presença online adequada para a sua empresa, ela perde boa parte do mercado consumidor.

É por esse motivo que torna-se fundamental saber mais sobre o Marketing Digital e utilizá-lo para auxiliar suas estratégias de vendas online. Nesse contexto, confira as informações que preparamos para você!

Online x Offline

Em tempos de acesso massivo à internet, quando qualquer pessoa possui seu aparelho celular e utiliza, com frequência, redes sociais como o Facebook e o Whatsapp, vemos que muitos empresários ainda continuam concentrando seus esforços exclusivamente nas mídias tradicionais e impressas.

Não que elas não sejam importantes, até mesmo porque é inegável a eficiência e o alcance que um anúncio em um jornal de ampla tiragem possui, da mesma forma como acontece com uma produção qualificada de impressos como folders ou revistas para entrega de porta a porta.

Mas o fato é que, nos tempos atuais, qualquer compra vai sempre depender de uma consulta na rede. Além disso, ao investir apenas em mídias tradicionais, você está alugando um espaço de audiência e pagando para exibir o seu anúncio para milhares de pessoas que não necessariamente estão interessadas no seu produto.

Isso não acontece no Marketing Digital, pelo qual você exibe seus anúncios exclusivamente para aquelas pessoas que estão interessadas no seu produto ou serviço, otimizando o seu investimento e evitando desperdício de tempo e de dinheiro.

Essa é a lógica que faz do digital uma ferramenta útil em tempos modernos. Com ela, o impacto tende a ser mais preciso em relação à audiência, o que exige que, agora, as campanhas sejam mais específicas e menos generalistas.

Esqueça aquelas grandes e caríssimas campanhas que ocupavam espaço no intervalo da novela nos anos 90. O momento agora é do direcionamento da mensagem para o público-alvo onde ele se encontra.

Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn, Snapchat, WhatsApp. Todos esses canais agora são oportunidades que se abriram para as empresas e que precisam ser melhor compreendidas para serem devidamente exploradas.

Como funciona o Marketing Digital

O Marketing Digital é uma área muito ampla, que consiste em utilizar várias estratégias em conjunto para se obter o máximo de retorno possível sobre o seu investimento.

Nele, utilizamos recursos como as redes sociais, o e-mail marketing, links patrocinados (Google AdWords e Facebook Ads, por exemplo), vídeos online, landing pages, entre outras estratégias focadas em um público-alvo bem definido.

Por meio de uma estratégia de Marketing Digital estabelecida, você consegue criar envolvimento com o seu público, que, além de visualizar suas ofertas, pode participar mais ativamente de sua campanha, com comentários e compartilhamentos nas redes sociais.

Entre as principais estratégias utilizadas, podemos destacar:

 

Marketing Digital para o seu Negócio

Com uma campanha de marketing de conteúdo, por exemplo, você oferece informação relevante para o seu público-alvo. Você passa a ser capaz de conduzi-lo por todo um funil de vendas, desde a atração (espontânea) até a efetivação da venda.

É a maneira mais moderna para despertar o interesse das pessoas em relação ao seu produto ou serviço e trabalhar com informações para convencê-las a confiar na sua empresa. Quer credibilidade em ambiente online? Invista em marketing de conteúdo.

Da mesma forma, ao otimizar seu trabalho com SEO, você consegue tornar seu conteúdo mais amigável para os mecanismos de busca, tão importantes nos dias de hoje. Se grande parte dos consumidores consulta a internet antes de fazer qualquer compra, então, por que não trabalhar para ter destaque nos sites de busca?

É isso o que as técnicas de SEO oferecem. Quando você as adota na sua página, elas se tornam mais úteis para os visitantes e tendem a ganhar visibilidade na rede.

Como o Marketing Digital pode ser mais eficiente que o marketing tradicional

Boa parte das campanhas online são mais econômicas que as realizadas no offline, aliás, a diferença de custo benefício costuma ser enorme. Um exemplo que podemos utilizar para ilustrar isso é o Google AdWords, uma das ferramentas mais importantes para os profissionais de marketing.

Nele, os anúncios são exibidos apenas para as pessoas que pesquisam por palavras-chave vinculadas à sua campanha. Dessa forma, seus anúncios não são exibidos para quem não tem interesse no seu produto ou serviço, o que garante maior precisão no direcionamento da mensagem.

Além disso, no AdWords você pode pagar apenas pelo clique obtido pela sua campanha, o que garante controle orçamentário maior.

Outro mecanismo muito eficiente de Marketing Digital é o e-mail marketing. Calma, você vai dizer que isso não funciona e que ninguém quer receber spam. E, realmente, ninguém quer receber spam, mas isso acontece porque, muitas vezes, o e-mail marketing é feito de forma errada, sem respeitar alguns critérios básicos da ferramenta.

O e-mail marketing tem a vantagem de ser altamente adaptável, o que permite a você criar e-mails para divulgar seu negócio de acordo com qualquer necessidade. Assim, se for o seu propósito, você pode até mesmo direcionar sua mensagem para grupos diferentes e adaptar o conteúdo para o nível de cada consumidor em potencial.

Isso sem falar no preço da ferramenta. Um plano de marketing eficiente jamais desconsidera o e-mail marketing porque, por conta do baixo custo, é possível incorporá-lo a qualquer ação de marketing da sua empresa de maneira econômica. Além disso, quem é que não tem uma conta de e-mail hoje em dia?

Se você quer aprender a trabalhar com e-mail marketing, não deixe de conferir o guia que postamos aqui no blog para auxiliar você a fazer o melhor uso possível dessa ferramenta no Marketing Digital.

Entendeu a importância do Marketing Digital e está pensando em aplicar essa estratégia na sua empresa? Veja agora como criar um site mais interessante para o seu negócio!

 

 

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