Com a popularização da internet, o Google se tornou a nova enciclopédia do mundo moderno. Basta a pessoa ter alguma dúvida para recorrer ao site e, assim, encontrar uma resposta. Agora, como aparecer no Google? Quem desenvolve um negócio digital, sabe o quanto é importante estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa.
Depois de ler este texto, você vai saber como aumentar a visibilidade de seu empreendimento com o Google. Antes, confira a importância de aparecer no famoso buscador!
Entenda a importância de aparecer no Google
Como dissemos, a ferramenta se tornou o principal mecanismo de busca na internet. Para você ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Mashable indicou que o Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas a cada mês.
Dito isso, as empresas que desejam aumentar as vendas com o mercado digital, devem aproveitar desse recurso para aumentar a sua exposição na internet.
Quando um conjunto específico de palavras-chave são utilizadas no buscador, automaticamente o site traz os resultados mais relevantes para o usuário. É por isso que ele se tornou um ótimo canal para fazer publicidade na internet.
Descubra como aparecer no Google
Para alcançar as primeiras posições, a sua empresa deve contar com os seguintes recursos, veja abaixo!
1. Fazer o cadastro da empresa no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio foca na divulgação de estabelecimentos físicos. Ele permite que as pessoas encontrem a sua empresa com maior facilidade, tanto pelo próprio buscador, como pelo Google Maps. Além disso, a ferramenta permite que você cadastre dados como: horário de funcionamento, endereço e contato para que os visitantes consigam entrar em contato com a sua empresa.
Como mencionamos, o processo tem como foco estabelecimentos físicos, por isso é natural que as buscas variem conforme a localidade do usuário. Ou seja, pessoas de fora de seus estado não terão a mesma facilidade de encontrar você comparado às pessoas próximas da sua empresa.
2. Utilizar links patrocinados
Para alcançar o primeiro resultado de forma rápida, o empreendedor pode optar pelo Google Adwords. A ferramenta permite que você escolha as palavras-chave relacionadas ao produto que está oferecendo. A prática tem como objetivo definir um público-alvo específico, para que as pessoas interessadas tenham maior facilidade de encontrar o seu anúncio.
Apesar de ser uma campanha paga, o investimento tem um ótimo custo-benefício. Como as campanhas se baseiam no CPC (Custo Por Clique), o empreendedor só paga pelos cliques recebidos da campanha, ou seja, aqueles que tendem a gerar maiores chances de resultado.
3. Caprichar no SEO
Diferente do formato anterior, as estratégias baseadas em SEO (Search Engine Optimization) têm como foco a busca orgânica. Basicamente, trata-se de um conjunto de técnicas e boas práticas responsáveis por tornar o conteúdo relevante aos usuários. É isso que faz com que elas ocupem as primeiras colocações no mecanismo de busca.
Podem ser utilizadas técnicas como: conjunto de palavras-chave, uso correto de links, tempo de carregamento do site, etc.
4. Investir na produção de bons conteúdos
Complementando o item anterior, as buscas orgânicas têm como objetivo dar maior relevância aos sites que trazem valor aos seus visitantes. Por esse motivo, é fundamental que a produção de conteúdo tenha qualidade.
Para definir se um site é relevante, o Google procura calcular o tempo que a pessoa passa ao visitar a página. Assim, quanto maior for o tempo de visita, maior relevância a página ganha.
Por esse motivo, quanto melhor a qualidade do conteúdo, melhor é o seu posicionamento. Assim, é importante criar publicações, dicas, tutoriais ou postagens de entretenimento que retenham a atenção dos visitantes.
Como vimos, aparecer nos primeiros resultados do Google é um grande desafio. Afinal, a prática permite que você tenha maior exposição nas buscas, o que é uma ótima forma de alcançar o seu público-alvo e aumentar as suas vendas.