05/02/2019 A importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento empresarial

A importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento empresarial

Entender o consumidor, conhecer as tendências do segmento, dominar o comportamento da concorrência… parece o tipo de coisa que só uma bola de cristal revelaria, não é mesmo? Pois então prepare-se para conhecer a pesquisa de mercado! Com um bom planejamento e uma execução precisa, essa pesquisa pode revelar muitas informações relevantes para determinar a direção das ações, posicionamentos e campanhas de sua empresa.

Ficou curioso? Então leia este artigo que preparamos para esclarecer dúvidas e falar um pouco mais sobre o tema!

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado fornece diversas informações de apoio na tomada de decisão, com o objetivo de balizar sobre os riscos e possibilidades de um empreendimento (tanto no momento de entrada no negócio quanto às vésperas de lançar um novo produto ou campanha).

O estudo mercadológico é feito a partir de dados fornecidos por órgãos oficiais (como secretarias municipais, de estado, institutos, entidades de classe ou imprensa) e em pesquisas feitas pela própria empresa com nicho pré-determinado de acordo com o plano traçado.

Por que ela é importante para a sua empresa?

Empresas que realizam pesquisas de mercado saem à frente da concorrência por uma série de fatores. Entender o contexto que nos rodeia, mais do que focar apenas em nosso produto ou serviço, pode se tornar um importante diferencial competitivo.

Confira a seguir mais algumas das vantagens de uma boa pesquisa de mercado!

Ajuda a tomar decisões

Baseando-se nos levantamentos, buscas e estudos preliminares feitos durante a pesquisa de mercado, é viável estabelecer direcionamentos para os rumos do negócio. Dados sobre o desempenho de segmentos com boa resposta do público ou com brechas para novos investimentos podem ajudar a empresa a tomar decisões e apontar seus esforços nas direções com maior potencial de retorno e conversão de vendas.

Possibilita a identificação de oportunidades

Imagine, por exemplo, que sua empresa do ramo imobiliário enxerga, na pesquisa de mercado, que os esforços do segmento estão concentrados na promoção e venda de imóveis para pessoas recém-casadas.

Graças a esse diagnóstico, além de identificar a saturação de uma fatia do segmento, é possível elencar possibilidades de atuação em frentes diferenciadas (como pessoas mais velhas ou estudantes), atingindo a uma parcela do público-alvo que sofre menos interferência da concorrência.

Permite conhecer o público e gerar leads mais qualificados

Com o apoio de ferramentas complementares (como questionários, pesquisas de satisfação ou até mesmo métricas de desempenho), a empresa passa a conhecer dados (como localização, renda ou escolaridade) e hábitos, desejos ou rejeições do cliente, podendo adaptar suas campanhas, produtos e serviços àquilo que o público espera e deseja. Tendo a mira mais precisa graças às informações coletadas, atingir o alvo e gerar leads fica mais fácil e assertivo.

Fornece um diagnóstico da concorrência

Mas não basta apenas conhecer o comportamento do consumidor para se destacar de vez no mar de concorrentes, é preciso também dominar os hábitos da concorrência. Tanto para fins de benchmarking quanto para elaborar uma estratégia que não cometa os mesmos erros, é importante saber que recursos e estratégias compõem o perfil das demais empresas de seu segmento.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Com todos os benefícios listados acima, fica difícil não pensar em começar a sua própria pesquisa de mercado, não é mesmo? Então confira nosso passo a passo para estabelecer uma análise de mercado eficaz e aplicável à rotina de vendas e marketing de seu negócio:

  • defina seu objetivo com a pesquisa;
  • pré-estabeleça o público-alvo e a dimensão do grupo amostral;
  • crie um roteiro;
  • analise os resultados;
  • coloque em prática o direcionamento alcançado.

Deu pra ver que a pesquisa de mercado pode fornecer muitas informações fundamentais para a condução de suas estratégias de marketing, não é mesmo? Por isso, é importante levá-la a sério e guiar todo o processo com senso crítico e atenção, contando com a ajuda de agências e empresas que dominam o assunto e podem otimizar ainda mais o processo.

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