13/11/2017 Vendas pelo Whatsapp: como utilizar a ferramenta para vender imóveis?

Vendas pelo Whatsapp: como utilizar a ferramenta para vender imóveis?

Graças ao seu imenso potencial de relacionamento, redes sociais como Facebook e Instagram têm proporcionado excelentes oportunidades de negócio. Paralelamente, outra ferramenta vem ganhando força e novos adeptos: você já pensou em fechar suas vendas pelo WhatsApp?

O aplicativo de troca de mensagens instantâneas está presente na maioria dos smartphones e já conta com mais de 120 milhões de usuários somente no Brasil. Por ser uma maneira barata e rápida de se comunicar, é cada vez mais comum vermos pessoas preferindo usar o WhatsApp ao invés de fazer ligações.

Ignorar essa plataforma é perder oportunidades reais de negócios e permitir que a concorrência tome a dianteira. Não quer cometer esse erro? Veja as dicas que trouxemos para ajudar você a fechar vendas pelo WhatsApp!

Como realizar vendas pelo WhatsApp?

O WhatsApp tende a ser um aplicativo muito pessoal, onde os usuários preferem falar com familiares, amigos, colegas de trabalho e outras pessoas que elas já têm certa intimidade. Mas isso não deve ser motivo para que você deixe essa tática de lado. Os resultados que você deseja dependerão da forma como a comunicação será estabelecida.

Antes de pensar somente na venda, lembre-se de que as redes sociais existem para que você crie relacionamento com seu público, a venda virá em decorrência disso. Antes, o corretor deve pensar em como conquistar a confiança e engajar o cliente.

Tendo isso em mente, confira 5 dicas essenciais sobre como usar o WhatsApp para vender imóveis:

Utilize apenas um número de telefone

Se você quer utilizar o WhatsApp, precisa entender que a ferramenta exige um tempo de resposta mais rápido. Ter mais de uma conta para gerenciar pode atrapalhar mais que ajudar, além de não haver necessidade. A dica é ter um número exclusivo para os negócios e divulgá-lo em seus materiais de contato. Mostre para os seus clientes que eles podem falar com você por meio do aplicativo!

Invista em um relacionamento com o cliente

Nossa casa é o lugar onde mais nos sentimos seguros, logo, para que alguém tome a importante decisão de comprar um imóvel, é preciso estar 100% seguro de que aquela compra não vai causar arrependimentos. Uma das formas mais eficazes de passar essa confiança é por meio do relacionamento.

A dica é não alimentar suas listas apenas com mensagens comerciais. Crie conteúdo interessante e que tenha a ver com o seu produto, como dicas de decoração, reforma, financiamento, entre outros. Após a visita ao imóvel, mantenha-se disponível para tirar qualquer dúvida e envie informações relevantes sobre o local, como andamento da obra, promoções etc.

Tenha postura profissional

Não confunda estreitar relacionamento com deixar o profissionalismo de lado. Imagine como seria se o seu cliente chegasse à imobiliária e encontrasse as pessoas vestidas como se estivessem em casa? Você daria a mesma credibilidade a profissionais assim?

No WhatsApp, mantenha uma linguagem próxima, mas sem perder a formalidade. Utilize a norma culta da língua portuguesa, evite gírias e emojis. Jamais envie mensagens de bom dia, de cunho religioso, piadas ou correntes para seus clientes. Além disso, prefira sempre usar uma foto de perfil mais profissional. Não use fotos na praia ou com amigos, por exemplo. Deixe essas para seu número pessoal.

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Segmente seu público

Nem todo mundo na sua lista de contatos está no mesmo estágio da compra, logo, o ideal é segmentar seus clientes em fases específicas, separando-os por categoria. Por exemplo:

  • clientes que já foram atendidos e visitaram seus imóveis;
  • clientes que mostraram interesse por um imóvel, mas ainda não visitaram;
  • clientes de imóveis na planta;
  • clientes com o financiamento pré-aprovado.

Quanto mais segmentado for o seu conteúdo, mais fácil será o engajamento e maior a probabilidade de o relacionamento perdurar.

Tenha moderação no contato

Mais uma vez, o WhatsApp é muito pessoal, então cuidado para não invadir a privacidade dos seus clientes e acabar sendo inconveniente. Prefira se comunicar em horário comercial, respeitando fins de semana e feriados. Atenção também para a frequência! Mensagens diárias podem irritar mais do que aproximar.

Colocando essas dicas em prática, você estará pronto para começar suas vendas pelo WhatsApp. Quer ter resultados ainda melhores? Então aproveite para conhecer os benefícios de utilizar o CRM na sua imobiliária!

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