“Concentre-se naquilo que você é bom. Delegue todo o resto”.
Essa famosa frase de Steve Jobs é uma lição que nos inspira a refletir sobre o que devemos realizar por nossa empresa e o que devemos delegar para que outros profissionais o façam.
Um exemplo disso é o marketing digital. Muitas vezes, na ânsia de fazer as coisas andarem mais rápido ou com o objetivo de reduzir custos, na maioria das vezes essa é a razão, estas tarefas acabam sendo realizadas internamente por gestores ou funcionários da própria empresa. E isso não tem problema algum se você tem um setor de marketing e tecnologia próprios.
Porém, essa não é a realidade da maioria das empresas, especialmente as pequenas, e certas tarefas nem sempre são tão simples de serem feitas, exigindo mais preparo e um nível maior de conhecimento técnico, do contrário, o resultado pode gerar falhas de comunicação ou até mesmo passar uma imagem equivocada para sua persona sobre o seu negócio.
Muitas pessoas confundem marketing com publicidade, e apesar de estarem relativamente interligadas elas são áreas bastante distintas.
A publicidade serve para divulgar a marca de sua empresa com o objetivo de estimular as relações comerciais. Já o marketing, é uma estratégia que abrange todo o processo de venda e a relação entre o consumidor e sua empresa.
Neste sentido, o marketing digital surge como uma estratégia que permite que sua marca ou empresa evoluam junto com essa tecnologia. Ela permite até mesmo que pequenos empreendedores consigam investir em marketing digital e possam competir com grandes empresas.
Mas afinal, o que é o Marketing Digital?
O Marketing Digital é um conjunto de ações e estratégias de marketing que podem ser feitas em diversos meios digitais, utilizando-se da tecnologia para promover empresas, produtos e serviços.
Seu intuito é identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores, porém, esta atividade é realizada de forma online. Esta tendência do marketing não é exclusividade de negócios que atuem online, sites e blogs. O Marketing Digital serve também para promover negócios e empresas locais ou offline.
Outra característica do Marketing Digital é que, comparado a outros tipos de marketing e mídias, como por exemplo, outdoor, televisão, jornal, rádio, ele se torna um investimento mais baixo.
Esta estratégia de marketing proporciona que você mensure todos os resultados deste investimento. Todo canal de mídia que sua empresa utilizar será um potencial de prospecção, e as ferramentas e plataformas utilizadas para colocar essa estratégia em prática são capazes de monitorar cada detalhe do comportamento do seu visitante.
Apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é na verdade, uma grande oportunidade para as empresas e organizações. Ele reforça sua marca e multiplica suas oportunidades de negócio, considerando que cada vez mais a internet faz parte da vida das pessoas.
Porque contratar um serviço de Marketing Digital?
Empresas especializadas em Marketing Digital tratam com mais clareza dos objetivos da sua empresa e garantem que seu planejamento seja traçado de maneira que proporcione retornos positivos para a sua marca, serviço ou produto.
Você pode personalizar estratégias diferentes para cada tipo de consumidor, além disso, poderá acompanhar e mensurar estes resultados para saber se suas ações de Marketing estão alcançando os objetivos e metas propostas, evitando desperdiçar dinheiro em algo que não esteja funcionando.
Gerenciar uma estratégia de Marketing Digital pode ser muito mais complexo do que parece, e investir seus esforços para delegar este trabalho a profissionais que dominem o assunto pode lhe trazer vários benefícios, tais como:
1 – Ter uma visão externa
Com um profissional de Marketing Digital terceirizado você ganha uma nova perspectiva de visão do seu negócio. Quem observa de fora tem outro ângulo do negócio, e pode perceber informações e abordagens valiosas que nem sempre quem está dentro da empresa percebe.
2 – Ter uma equipe de especialistas trabalhando pela sua empresa
Executar uma estratégia de marketing digital envolve algumas habilidades técnicas como design gráfico, gerenciamento de campanhas de mídias pagas, criação de e-mail marketing, por exemplo. Uma equipe de especialistas fornece maior qualidade na execução das tarefas, desonerando você e sua equipe.
3 – Otimizar custos na execução
Executar uma estratégia completa de marketing digital é um trabalho que envolve várias habilidades, como já mencionamos anteriormente, e com profissionais terceirizados sua empresa se beneficia da expertise dos mesmos, pois trabalham repetidamente neste segmento, otimizando muito o tempo de execução, isso gera economia.
Conclusão
Como vimos neste artigo, internalizar as tarefas de marketing pode ser um tiro no pé, e ao invés de economizar, você pode acabar gastando mais, à medida que deixa de fazer o que você sabe para absorver estas demandas.
Contratar uma empresa especializada permite que você ponha em prática ações que muitas vezes se tornam complexas para quem não é da área.
Fazer um simples card (aquela imagem que você anexa junto à sua publicação) para redes sociais, pode se tornar uma dor de cabeça, afinal você vai precisar ter uma ferramenta de design gráfico instalada (Corel, Photoshop ou Ilustrator), saber como usá-la e um senso estético razoável, além disso, tem o tempo para fazer isso, nunca é rápido.
E este é só um exemplo, pois uma estratégia digital ainda envolve formatar e-mail marketing, gerir campanhas de mídia no Facebook Ads e/ou Google Adwords, criar landing pages.
Enfim, descomplique a sua vida, foque nas estratégias, acompanhe os resultados, mas terceirize a execução.
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