Investir em comunicação é a chave para conseguir transformar a sua empresa em um verdadeiro sucesso.
O marketing digital se tornou uma das estratégias mais poderosas para aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com o cliente e garantir a sustentabilidade do negócio. No artigo de hoje, vamos tirar as suas principais dúvidas e explicar os primeiros passos para começar a investir online! Acompanhe!
Definição de objetivos e metas
O primeiro passo para investir em uma estratégia de marketing digital é definir quais são os seus objetivos e metas. O que você espera com o novo investimento? Aumentar as vendas? Então, digamos que esse seja o seu objetivo.
Depois disso, defina as metas: aumentar em quanto por cento a cada mês?
Estabelecimento de personas — você sabe quem é o seu público?
Você realmente conhece o seu público e sabe o que ele quer? A definição de personas o ajudará a entender quem realmente compõe a sua audiência, avaliando:
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quais são suas maiores necessidades;
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quais são suas maiores objeções de compra;
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onde ele busca por informações;
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como seu produto ou serviço pode ajudá-lo no dia a dia.
Com essas informações, você criará personagens semifictícios que serão representações mais claras de quem são seus clientes mais interessantes.
Tendo as personas montadas, você consegue definir outros pontos importantes, como linguagem e canais de comunicação.
Determinação dos canais de comunicação
Agora que você tem as personas bem definidas, está na hora de determinar quais serão os canais de comunicação trabalhados na sua estratégia de marketing digital.
Os canais exigem cuidado na hora de serem definidos. É preciso que a sua empresa esteja atenta àqueles nos quais o seu público está, evitando investimentos errados.
Essa observação parece boba, mas é necessária, já que muitas empresas acabam investindo em diversos canais sem buscar entender onde os clientes realmente procuram informações sobre seus serviços ou produtos. Isso pode gerar prejuízo para a companhia — e, por isso, é importante reforçar o cuidado!
Delineação da linguagem
A linguagem, assim como os canais de comunicação, é definida pelo estudo de personas que precisa ser realizado.
Agora que você sabe quem é seu cliente ideal, onde ele está, como ele gosta de ser tratado e como ele se comunica, tem informações suficientes para desenhar a linguagem adequada para o seu negócio.
Aplicação das métricas para acompanhamento dos resultados
As métricas são muito importantes para conseguir medir os resultados alcançados. Nesse momento, você precisa definir quais números são relevantes para você: a quantidade de visitas no site, a quantidade de acessos no blog, as mensagens nas redes sociais etc.
Tudo isso pode significar a chegada de um novo cliente potencial, e é preciso que você esteja acompanhando cada uma das ações de marketing digital para descobrir quais estão sendo mais lucrativas.
Depois disso, você poderá entender o que está trazendo mais resultados e aumentar seu investimento.
É muito importante que você esteja presente na Internet. Os novos hábitos dos consumidores passam pelo mundo online, e você precisa garantir que a sua empresa será encontrada nas plataformas digitais.
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