22/08/2019 E-mail marketing: 5 motivos para adotar como estratégia na empresa

E-mail marketing: 5 motivos para adotar como estratégia na empresa

Infelizmente, muitas pessoas ainda presumem que e-mail é sinônimo de spam, ou seja, que ele não funciona, que o público não abre, não lê. No entanto, é importante salientar que o e-mail marketing não morreu, muito pelo contrário, está mais vivo que nunca.

Por meio da criação de inúmeras ferramentas de automação de marketing, esse canal se tornou o melhor veículo digital para entrega de mensagens.

Neste post, mostraremos o que é e-mail marketing, qual sua importância, bem como os motivos pelo qual essa ferramenta deve ser utilizada pela sua empresa. Continue a leitura e aproveite!

O que é e-mail marketing?

Pode-se dizer, basicamente, que o e-mail marketing é a comunicação entre uma organização e seus potenciais clientes, via e-mail.

Inicialmente, o uso do e-mail como ferramenta de marketing era visto como uma versão digital de propagandas enviadas como correspondência, as famosas “malas diretas”. Logo, os e-mails eram vistos como um veículo de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes ao público que as recebia.

Por esse motivo, o e-mail marketing por muitos anos passou a ser visto como uma ferramenta de comunicação invasiva. Contudo, ele evoluiu e hoje os profissionais da área de marketing consideram esse canal como sendo uma das melhores ferramentas que permitem a comunicação direta entre o público.

Qual a importância do e-mail marketing na sua estratégia de marketing?

Entenda que, quando alguém permite que uma empresa envie e-mails diretamente para sua caixa de entrada, está permitindo que ela tenha acesso a uma parte da sua vida pessoal.

Logo, a utilização dessa ferramenta aliada a outras estratégias de marketing digital se torna extremamente importante, uma vez que esse canal permite uma comunicação personalizada com seus potenciais clientes.

Por que utilizar o e-mail marketing?

As redes sociais, nos últimos anos, têm ganhado destaque nas estratégias de marketing digital. Entretanto, o e-mail marketing pode ser uma excelente ferramenta para quem coleta os endereços de e-mail e busca aumentar a relevância da sua marca entre seu público.

Confira 5 motivos concretos para adotar o e-mail marketing na sua empresa:

1. Grande alcance

Compreenda que, uma vez criada sua própria base de contatos ao longo do tempo, você terá como resultado a possibilidade de interagir com um número muito alto de pessoas. Logo, esse alcance não deve ser descartado das suas estratégias de marketing.

2. Segmentação

Assim como existe a possibilidade de um alto alcance de público, ao criar sua própria lista de e-mails você tem a possibilidade de segmentar seus consumidores, seja com base em informações de localização, interesses, produto e/ou serviços consumidos, entre outros.

Essas ações, por exemplo, permitem que você crie campanhas mais direcionadas junto ao público que consumiu determinado produto, oferecendo até mesmo algum item complementar.

3. Alto retorno financeiro

Saiba que, para começar uma estratégia de e-mail marketing, você precisará de, no mínimo, três ingredientes: um domínio, ou seja, um site; uma ferramenta de e-mail marketing, além de uma pessoa responsável por executar tal estratégia.

No entanto, tenha em mente que, apesar da ferramenta de e-mail marketing ser essencial, independentemente de sua escolha o investimento não será alto. Por esse motivo, o e-mail é o canal de marketing digital que apresenta o melhor retorno financeiro.

4. Personalização

Com o envio de campanhas de e-mail marketing você tem a possibilidade de utilizar varáveis ao longo dos seus e-mails, tornando as suas mensagens personalizadas e, consequentemente, trazendo mais engajamento do público para o seu conteúdo, seu site e sua marca.

5. Automação

Utilizar a automação no e-mail marketing contribui também com o engajamento do público, uma vez que você passa a enviar o e-mail certo, para a pessoa certa, no momento certo.

O e-mail marketing é a chave para o sucesso da sua empresa e, portanto, é um canal que não deve ser ignorado! Afinal, a cada ano que passa, o número de emails enviados cresce.

Agora que você entende melhor sobre e-mail marketing, podemos ajudar-lhe nesse projeto. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!