16/11/2016 Fim do emissor de NFe da Sefaz, a hora de buscar alternativas é agora!

Fim do emissor de NFe da Sefaz, a hora de buscar alternativas é agora!

O aplicativo gratuito, emissor de NFe (nota fiscal eletrônica) oferecido desde 2006 pela Sefaz (Secretaria de Fazenda) irá parar de receber atualizações e o download no site do órgão será bloqueado, esta decisão é válida a partir do dia 1º de janeiro de 2017.

Os motivos segundo a Sefaz são simples, cerca 92,2% do volume de NF-e é tirada via soluções próprias e no caso do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), o montante chega até a 96,3%. Estes altos números se dão pelo sistema não ser muito recomendado para empresas com um alto volume de notas, e por exigir para cada nota a redigitação dos campos. Além disso, havia restrições de horário e indisponibilidades técnicas para a transmissão e validação de informações.

A Sefaz está recomendando que empresas procurem alternativas para a geração de suas notas. O programa continuará a funcionar para quem tiver a ferramenta instalada, mas caso haja alguma mudança em regras na validação de NF-e ou de CT-e, esse uso ficaria comprometido podendo causar um transtorno ainda maior.

Emissor NF-e alternativo

Se você não sabe por onde começar, uma dica seria consultar seu contador, ele poderá lhe orientar sobre as alternativas existentes no mercado ou se a que você escolheu se encaixa em suas necessidades.

Independente do sistema de sua escolha os passos serão semelhantes:

1. Adquirir Certificado digital
Caso você não possua ainda, é obrigatória a utilização de certificado digital A1 ou A3 para emissão de NFe ou NFCe. Ele assegura validade jurídica ao documento por permitir confirmação de sua autenticidade. Existem diversos órgãos autorizados como autoridades certificadoras pela ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

2. Credenciamento na Sefaz:
Mesmo usando um sistema próprio ou contratado, é preciso se credenciar junto à secretaria da fazenda para emitir NF-e. Cada estado tem um procedimento específico, mas normalmente trata-se de um cadastro simples.

3. Escolha do emissor de NF-e:
Existem softwares que podem ser baixados e instalados em seu computador para emitir notas ou serviços que rodam na nuvem e podem ser acessados online a qualquer hora em um dispositivo conectado à Internet. Empresas que tenham um volume grande de notas é interessante pensar em adotar um emissor integrado a um sistema de faturamento ou sistema de gestão, mas isso depende muito das necessidades de seu negócio.

cta_hiper

4. Geração e homologação de NF-e
Com o certificado digital, credenciamento realizado junto à Sefaz e o emissor de NF-e escolhido, sua empresa está pronta para emitir notas fiscais eletrônicas. É interessante realizar testes anteriormente para homologar a geração das notas, o processo é simples mas importante para seu negócio funcionar normalmente.

Escolher um Sistema de Gestão mais completo vale a pena?

Sempre pensamos em escolher um sistema que resolva nossos problemas imediatos, normalmente são soluções mais baratas, mas um sistema mais completo pode lhe trazer inúmeros benefícios adicionais, por isso uma boa ideia é avaliar se um sistema mais completo de gestão não cairia bem em seu negocio. Um sistema com controle de estoque, controle financeiro, cadastro de clientes e fornecedores, entre outros. Essa escolha hoje pode evitar muitas dores de cabeça amanhã, além de você otimizar seus controles e processos internos.

Abaixo algumas vantagens:

– Economia de tempo e dinheiro: maior parte dos custos com processos manuais são eliminados;
– Aumento na produtividade: facilita o cumprimento das tarefas diárias e atribuições;
– Integração entre os departamentos: evita o retrabalho e redigitação de informações;
– Precisão nas informações e relatórios: agilidade nas análises e no controle financeiro, compras, estoque, emissão de notas, etc.;
– Controle de gestão: facilidade para o proprietário ou gerente acompanhar o progresso de funcionários;
– Prático em armazenamento: sistema totalmente informatizado e seguro, e dependendo de sua escolha acessível em qualquer parte do mundo.

Caso precise de auxílio na escolha de um sistema adequado ao seu negócio, não exite em entrar em contato com nossa equipe, teremos prazer em lhe ajudar nesse processo.