A concorrência é um desafio em comum entre os empreendedores de qualquer organização. Pequenos, médios ou grandes empresários precisam agir estrategicamente para vencer esse obstáculo e manter a sustentabilidade no mercado. Nesse contexto, o marketing local surge como uma solução.
Chamamos de marketing local o conjunto de estratégias voltadas para a divulgação de um negócio, que segmenta o público-alvo por região. Ou seja, o investimento é realizado com o intuito de atingir aqueles que moram e trabalham próximos ao espaço físico da empresa.
Para que você entenda um pouco melhor do que se trata esse conceito, separamos cinco vantagens de investir nesse modelo para o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!
Conectar consumidores em potencial
As mídias digitais são uma ótima aliada para o marketing local. Plataformas como o Facebook e o Instagram oferecem ferramentas que permitem segmentar os prováveis consumidores de acordo com a sua localização geográfica.
Ao anunciar um produto ou serviço utilizando essa estratégia, você atrai as pessoas que estão próximas da sua empresa. Dessa forma, pode transformar uma simples propaganda na solução para os problemas desses indivíduos.
Um costume bastante comum entre os usuários das redes sociais é se conectar pela manhã, antes de iniciar suas atividades diárias e dar uma espiadinha nos perfis já no local de trabalho. Imagine que, nessa hora, são atingidos pela propaganda de um utensílio para casa.
Se essa pessoa estiver precisando de algo relacionado ao acessório postado, a tendência é que procure a loja no intervalo do almoço para conhecer o produto e/ou efetuar a compra.
Otimizar investimentos
Todo empreendedor quer ver a sua loja cheia e se transformar em uma referência na cidade. Entretanto, é preciso investir com cautela.
Comerciais a níveis regionais tem um custo elevado e a taxa de retorno depende de vários fatores. O marketing local surge, então, como uma alternativa inteligente para otimizar esses investimentos. A divulgação é iniciada próximo ao seu local de trabalho e o boca a boca faz o restante.
Auxiliar no cumprimento das metas
Não é incomum que as metas sejam batidas aos 45 do segundo tempo. Inclusive, essa é uma das razões na qual somos bombardeados com ofertas tentadoras ao final do mês.
Nesse sentido, o marketing local pode ser utilizado como uma estratégia para a divulgação de promoções relâmpago, auxiliando na venda de mercadorias para o cumprimento dos objetivos mensais.
Promover produtos e serviços com o marketing local
Mesmo que o consumidor não vá até a sua loja, ele fica ciente de que próximo a ele existe uma empresa que comercializa determinado tipo de produto ou serviço.
Pode ser até que ele não precise daquela mercadoria em questão naquele momento, mas o conceito de divulgação é o mesmo que qualquer outro modelo de marketing. A diferença é que, pela proximidade, ele sinta-se mais tentado a efetuar a compra.
Aumentar a eficiência das campanhas
Investir em campanhas digitais locais pode aumentar a eficiência da divulgação e expandir o nome do negócio para outras localidades. Parece contraditório para você? Então vamos explicar.
Transformar produtos em uma tendência local e divulgá-los com criatividade aumentam as chances dos usuários compartilharem essas publicações.
Imagine que você tenha um comércio alimentício e comece a vender um milk-shake tentador. Ao aparece a imagem na linha do tempo de quem trabalha próximo ao estabelecimento, essa pessoa pode compartilhar como forma de convidar um amigo. Ou ainda, ela pode fotografar a doce aventura no horário de almoço e compartilhar no Instagram, o que faz a divulgação do seu produto ir além dos limites geográficos pré-estabelecidos pelo anúncio.
Percebeu o poder do marketing local em atingir o público-alvo de maneira eficiente, aumentando a possibilidade de produzir resultados satisfatórios?
Se você gostou do nosso artigo e quer informações sobre outros investimentos em divulgação, confira nosso post sobre o marketing experimental! Até breve!