29/11/2016 Fluxo de nutrição: aprenda a usar essa estratégia na sua imobiliária

Fluxo de nutrição: aprenda a usar essa estratégia na sua imobiliária

No mercado imobiliário, a competição é forte e a fidelização de clientes é mais difícil, uma vez que um mesmo cliente pode demorar alguns anos para realizar uma nova compra. Entretanto, se a imobiliária usar a estratégia de fluxo de nutrição, é possível acelerar as vendas.

Para isso, é necessário investir em marketing e na geração de leads. Entenda tudo sobre o assunto no post de hoje!

O que é fluxo de nutrição?

Para quem ainda não conhece, o fluxo de nutrição é uma estratégia de marketing em que o objetivo é nutrir e gerar leads mais rapidamente, justamente para que haja um fluxo, uma continuidade no contato e na relação com o público-alvo. Tanto os clientes fidelizados quanto os potenciais são o foco desse fluxo. Afinal, o alvo é conquistar e atrair novas pessoas e realizar vendas por meio de campanhas de sucesso.

Por isso, há muitas formas de utilizar essas estratégias. Inclusive, de acordo com a Marketingsherpa, 79% dos potenciais clientes não se tornam reais porque não são contatados corretamente e com certa recorrência. Isso precisa mudar agora!

Como usar fluxo de nutrição na sua imobiliária

1. Tenha uma lista de e-mails

Em primeiro lugar, ter uma lista de e-mails é essencial para chamar atenção do público e dos clientes. O e-mail é um meio de comunicação ainda muito eficaz para o mercado imobiliário, porque permite que o contato e o corretor (e/ou a imobiliária) conversem entre si de forma prática, segura e conveniente.

Então, mande e-mails para os contatos já existentes e aqueles que já fizeram alguma compra com você.

E é sempre bom lembrar: não compre uma lista pronta, monte a sua! Só assim suas estratégias serão efetivas.

2. Quantos e-mails mandar

Quando se fala em envio de e-mails, é preciso ter uma noção clara da frequência correta. Nenhum cliente ou usuário gosta de receber mensagens que não condizem com suas necessidades ou que sejam repetitivos e contínuos.

Padronize a frequência conforme a jornada do cliente. Por exemplo: se é um novo cliente, mande apenas um e-mail por semana; se for um que quer fazer uma compra, mande 3 vezes em cada período de 7 dias, com novos imóveis e excelentes opções de pagamentos e ofertas.

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3. Qual o conteúdo do e-mail

Além da frequência, é comum se perguntar qual será o conteúdo de cada e-mail. Para isso, destaca-se a importância de respeitar as preferências e os desejos dos clientes. Chame atenção já no título, atraia e conquiste com um conteúdo especial e personalizado.

O conteúdo pode ser promocional, informativo, que inspire, que conte a história da imobiliária e dos cases de sucesso e de felicidade dos clientes. Mescle os conteúdos e deixe o e-mail claro, sucinto, uma vez que a leitura deve ser leve e fluida.

4. Qual a segmentação de clientes

Para enviar e-mails, é preciso segmentar os clientes. Cada lead está em um nível diferente, de interesse e do funil, isto é, um que está procurando um imóvel para compra e moradia, outro para o aluguel, outro em uma região X e outro que só quer saber se vale a pena investir em imóveis.

Segmente e mande e-mails personalizados conforme a preferência e a necessidade. Dessa forma, o retorno é mais visível.

5. Qual o objetivo de uma campanha

Em uma imobiliária também existe a equipe de marketing, responsável pela criação de campanhas que chamem atenção do público-alvo. Determine a meta: a ideia é aumentar a geração de leads? Quer fidelizar os clientes? Aumentar o tráfego orgânico?

Descubra qual é o objetivo para focalizar a campanha de marketing. Caso contrário, você não conseguirá mensurar os resultados ou saber se valeu a pena ou não investir.

Agora que você já sabe sobre o fluxo de nutrição e como acelerar as vendas, descubra sobre a importância de um site responsivo para a sua imobiliária!