A fidelização de clientes é essencial para qualquer empresa, uma vez que é muito mais barato manter um cliente que já fechou negócio do que conquistar um novo consumidor do 0. Isso sem falar que a fidelização é o 1º passo para gerar promotores de marca. Parece ótimo, não é mesmo?
Listamos, neste post, 4 dicas para ajudar na fidelização de clientes em seu negócio. Acompanhe:
Invista na qualidade do seu atendimento
Atualmente, as empresas podem copiar os produtos e os serviços dos concorrentes muito rapidamente. Sendo assim, é indispensável investir em diferenciais para o destaque de um negócio — e a qualidade de atendimento pode ser um distintivo e tanto.
Um atendimento de qualidade pode aproximar os clientes da sua empresa, deixando-os mais seguros durante a negociação. E fique atento, pois um bom atendimento vai além da preocupação com o cliente durante a venda. Ele também envolve o relacionamento com o consumidor depois do fechamento do negócio.
Dessa forma, coloque-se à disposição para solucionar quaisquer dúvidas e problemas que surgirem — antes, durante e depois de uma transação.
Ofereça tratamento especial para clientes fiéis
É indispensável que você ofereça motivos para os seus clientes se manterem fiéis à sua empresa. Isso pode ser feito por meio da oferta de vantagens exclusivas para quem realiza negócios com frequência.
Com essa estratégia, as pessoas se sentem “especiais”. No entanto, para que isso aconteça, é preciso ir além da simples oferta de descontos exclusivos. Invista, também:
- em ofertas de brindes para aqueles que indicam novos clientes;
- em condições de pagamento especiais;
- e até mesmo em descontos em empresas parceiras.
Invista em mídias sociais
As redes sociais são excelentes ferramentas para melhorar o relacionamento das empresas com os seus clientes. Nelas, você pode tirar dúvidas de maneira rápida e incentivar a realização de novos negócios. Para isso, crie perfis nos sites em que o seu público está presente (o Facebook e o Twitter são um bom começo).
Além disso, mantenha a participação ativa. Compartilhe dicas e notícias e sempre responda as perguntas e os comentários feitos em sua página. Com isso, a sua marca pode deixar de ser apenas uma “instituição” na mente dos consumidores.
Peça feedbacks a todos os seus clientes
Para ter sucesso na fidelização de clientes, você precisa:
- saber quais são os pontos fortes e fracos de sua organização;
- identificar o que tem agradado os seus clientes;
- reconhecer os aspectos nos quais o seu negócio precisa melhorar.
E a melhor forma de fazer isso é perguntando diretamente para os seus clientes fiéis qual a percepção sobre os seus produtos ou serviços. Com essas informações, você poderá melhorar a percepção de sua marca no mercado e, com isso, os seus lucros.
De fato, a fidelização de clientes não é uma tarefa fácil, mas se trata do 1º passo para construir uma marca forte e com grande representação no mercado.
Agora que você já sabe como começar o processo de fidelização de clientes de sua empresa, leia este post: “A importância do marketing digital para o seu negócio nos dias de hoje”!