Quando trabalhamos com venda de produtos ou serviços, ter uma boa gestão dos resultados do seu negócio é fundamental para o sucesso. E o ticket médio está entre os principais indicadores de resultado.
Mas, afinal, o que é ticket médio e como ele pode ajudar a mensurar a satisfação dos clientes com sua empresa ou a levantar quais são os produtos mais adquiridos?
Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra o que é essa poderosa ferramenta e como utilizá-la!
Ticket médio
De forma bem simples, o ticket médio é o valor médio que cada cliente gasta na sua empresa. Calculá-lo é bem simples. Sua formula é:
Ticket médio = total de vendas do período (R$) / total de compradores do período
Veja um exemplo: em um período de 7 dias (1 semana), o total de vendas foi de R$15.000 para 40 consumidores. Portanto:
Ticket médio = R$15.000 / 40 = R$375
Ou seja, em média, nesse período cada cliente gastou R$375.
Sendo assim, você poderá utilizar o período de vendas como: diário, semanal, bimestral, trimestral etc., dependendo do nível de detalhe que deseja.
Por meio desse indicador é possível acompanhar melhor o desempenho do seu negócio e observar alguns fatores como:
- perfil dos consumidores;
- produtos com maior saída;
- itens que geralmente são adquiridos juntos;
- períodos com maior e menor pico de vendas, entre outros.
Entender o que é o ticket médio e aplicá-lo de maneira eficaz vai ajudar a compreender e a traçar cenários de vendas mais precisos, afinal, aumentando-o eleva-se também o lucro do negócio.
Como melhorá-lo?
Com os fatores acima já levantados, algumas estratégias podem ser empregadas para aumentar o ticket médio do negócio, seja ele no varejo ou em um e-commerce.
Invista nos combos
Sabe aqueles produtos que sempre compramos juntos, pois são complementares? Que tal, em lojas físicas, deixar esses produtos próximos e, no ambiente virtual, oferecer a complementação após o cliente inserir um item em seu carrinho?
Ou ainda oferecer a compra em combo, em que o preço dos produtos comprados em conjunto, de uma única vez, sairá mais barato que sua compra item a item?
Com isso, além de aumentar o ticket médio do período desejado, o cliente ficará mais satisfeito em adquirir uma solução completa.
Organize o ambiente
Tanto em sua loja física quanto no seu e-commerce invista em estratégias de disposição de produtos. Além de ter os produtos complementares próximos para que o cliente não esqueça algo para trás — e acabe comprando na concorrência —, induza-o a percorrer todo o ambiente do seu comércio ou navegar por várias opções do seu site.
Isso faz com que o consumidor veja mais opções de produtos e acabe levando algo que não estava planejado anteriormente.
Dê descontos para grandes volumes de compra
O desconto para grandes volumes é um ótimo impulsionador de vendas. O cliente paga um valor mais baixo pela unidade dos produtos adquiridos, levando-o a complementar a compra para aproveitar a promoção.
Entretanto, esse tipo de oferta precisa de uma estratégia de comunicação e divulgação forte para atrair uma grande quantidade de público. Isso porque o lucro por produto será menor, logo é preciso levantar o quanto ainda é rentável assumir esse desconto frente ao número de consumidores esperado.
Compreender o que é ticket médio e ter eficácia em aplicá-lo ajudará a aumentar suas vendas e, consequentemente, seu lucro global. Acompanhar esse indicador é importante para manter a saúde do seu negócio e saber quais estratégias deram mais ou menos retorno.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o ticket médio e como aplicá-lo ao seu negócio, que tal assinar nossa newsletter e receber nossas atualizações em seu e-mail?