26/04/2017 Comprar ou alugar um software de gestão? Qual a melhor forma de implantar na sua empresa?

Comprar ou alugar um software de gestão? Qual a melhor forma de implantar na sua empresa?

Comprar ou alugar um software de gestão? Na hora de implantar um software de gestão nas empresas, a maioria dos empresários torcem o nariz quando o software não é vendido, e sim alugado, mas será que comprar um software é realmente a melhor maneira de implantar?

Normalmente, optar por softwares vendidos ou de caixinha, é a escolha preferida pela maioria dos empresários, com o objetivo de fazer esse investimento inicial e não ter mais custos com o software, mas quando se trata de um software de gestão, que contempla obrigações fiscais ou outras atualizações constantes, essa forma de aquisição pode não ser a mais econômica para o cliente.

Digamos que você comprou o software X, para gestão de sua loja e emissão de notas fiscais, e pagou R$ 2.000,00 pelo software implantado. Beleza!

Porém, todos os anos existem mudanças e atualizações nos módulos de emissão de notas fiscais, este ano por exemplo, já tem data para entrar em produção o novo layout das notas fiscais eletrônicas, passando da versão 3.10 para a versão 4. Essa mudança impacta em diversas questões técnicas, de validação, tributação e comunicação entre os softwares emissores e os webservices da Receita.

Mas o que isso tem a ver com teu software?

Para manter um software atualizado e em conformidade com as exigências legais, é necessário altos investimentos por parte das empresas que desenvolvem, gerando custos para quem precisa do software, você!

Isso significa que você vai ter que atualizar seu software muito em breve, caso contrário, sua empresa não vai conseguir emitir notas fiscais após a fase de transição de um layout para outro.

Normalmente, os valores de atualização dos softwares giram em torno de 50% do valor de aquisição, portanto, se você quiser manter-se atualizado e operando, obrigatoriamente terá um custo de R$ 1.000,00 (seguindo nosso exemplo), além do custo de mão de obra para atualizar.

Significa que, em um período de 2 anos, seu software já custou 1x e meia, sem mencionar os custos de mão de obra com as atualizações, suporte ou visitas técnicas para reinstalação, caso necessário.

Quando é vantagem comprar um software?

A compra de um software de gestão pode se tornar vantajosa, se você tem um pequeno negócio, onde precisa de um sistema apenas para realizar um controle financeiro ou de estoque básico, assim você tem um software que lhe auxilia na gestão de sua empresa, sem ter a necessidade de ter que atender a parte fiscal, sendo assim, não irá precisar comprar atualizações. Mas é muito importante que você tenha certeza que o sistema funciona muito bem, pois se tiver algum “bug” provavelmente não será corrigido, e geralmente estes sistemas são mais caros, então antes de comprar pesquise e avalie se realmente vale a pena essa opção.

Sistema de Gestão Hiper

Quando alugar um sistema de gestão é um bom negócio?

Este modelo de negócio vem se tornando cada vez mais utilizado pelas empresas de tecnologia, por diversas razões. O governo brasileiro realiza mudanças com frequência nas regras fiscais e na comunicação com os softwares emissores, e para manter seus softwares e clientes em conformidade com novas exigências, as empresas adotaram essa solução para diminuir o impacto dessas alterações no custo final para seus clientes.

Outra questão que deve ser levada em conta, é que a maioria dos softwares com mensalidade possuem suporte constante. Sabemos que um software sempre precisa de suporte especializado, seja para sanar dúvidas ou para atualizações. Sem um contrato de suporte e manutenção, você sempre terá custos extras ao solicitar qualquer atendimento pela empresa que lhe forneceu o software.

Além disso, em muitos casos, o cliente ganha uma espécie de consultoria pelas empresas de software, auxiliando na questão tributária dos produtos, obrigações fiscais, e até na gestão de suas empresas.

Outra grande vantagem é, se o sistema é online, pois além de você não precisar instalar gerenciadores de bancos de dados e outras dependências, você tem acesso ao sistema de qualquer lugar com internet, sem se preocupar em ter que salvar dados toda vez que manda formatar seu computador.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a escolher a melhor forma de implantar um software de gestão para sua empresa. Caso tenha algum dúvida sobre qual o melhor software para o seu negócio, não exite em nos contatar.