Ter presença digital é fundamental para quem quer se manter relevante no mercado e conquistar mais clientes. Por isso, você já sabe da importância de investir em marketing digital, certo? Se os dados do seu site corporativo não estão sendo mensurados, porém, ele pode estar dando prejuízo para a sua empresa sem que você perceba.
A todo momento, o site da sua empresa gera várias informações importantes sobre suas estratégias digitais e sobre como seus clientes estão reagindo a elas. Levantar esses dados é fundamental para medir o sucesso de suas campanhas e saber se o seu investimento tem oferecido retorno.
Quantas pessoas visitam seu site todos os dias? Quantas saem sem rolar a página até o final? Quantas entraram em contato com a empresa? Quantas chegaram por meio de links patrocinados? Quantas vendas você fechou a partir dessa visita? Tudo isso pode ser mensurado e comparado periodicamente, mostrando a eficácia do seu site corporativo ao longo do tempo e apontando pontos de melhoria.
Se você ainda está dando os primeiros passos, não se preocupe! A seguir, confira algumas métricas que podem ser definidas para mostrar o desempenho do seu site.
Como medir o desempenho do seu site corporativo
Os indicadores de performance (ou KPIs) são definidos a partir dos objetivos do negócio. Podem ser vendas, leads, novos visitantes etc. Abaixo, confira as métricas mais importantes e o que fazer para analisá-las.
Novos leads
Se você quer aumentar suas vendas, precisa de mais leads. É interessante medir quantos foram gerados no período de um mês ou de uma campanha, por exemplo, para que você possa saber quanto cada lead está custando para a sua empresa.
Se o lead está muito caro, talvez seja preciso mudar algum aspecto da sua campanha, como segmentação ou abordagem.
Taxa de conversão
Dos leads que seu site gerou, quantos realmente se tornaram clientes? Essa é uma das métricas mais importantes, pois quanto mais você vende para esses contatos, mais baixo é o seu custo por aquisição do produto.
Isso vai ajudá-lo, por exemplo, a saber como investir em engajamento e nutrição, que é bem mais barato do que captar novos leads.
Taxa de rejeição
O desempenho do seu site pode ser negativo e a melhor maneira de saber disso é sabendo a taxa de rejeição. Ela é medida pela quantidade de visitantes que chegam ao seu site e o fecham logo na primeira página, sem navegar por ele.
Essa é uma das formas de saber se sua página precisa ter um conteúdo mais atrativo para seus clientes.
Retorno sobre investimento
Um dos indicadores mais importantes, o ROI vai mostrar o quanto o seu investimento dá de retorno para a sua empresa. Se você gastou R$ 500,00 em Facebook Ads, por exemplo, e vendeu um total de R$ 1000,00 com essa campanha, seu ROI foi de 100%.
Seu planejamento estratégico e o valor do seu produto dirão se esse é ou não um bom resultado.
Ferramentas que podem ajudar a medir resultados
Google Analytics
Uma das melhores e mais eficazes ferramentas, o Google Analytics é gratuito e fornece dados sobre seu site diariamente. Com ele, você pode saber quantas pessoas visitaram seu site, qual foi o tempo de permanência, de onde eles vieram e muito mais.
SEM Rush
Permite visualizar relatórios sobre a performance do seu site. Com ele, você pode saber quantas visitas orgânicas sua página teve, por quais palavras-chave elas o encontraram, além de também mostrar esses mesmos dados sobre os seus concorrentes.
Agora que você conhece a melhor maneira de medir resultados para o seu site corporativo, que tal acompanhar outros conteúdos exclusivos como esse? Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber as novidades do blog!