24/10/2018 Como identificar seus concorrentes diretos e indiretos, saiba aqui!

Como identificar seus concorrentes diretos e indiretos, saiba aqui!

Qual a diferença entre concorrentes diretos e indiretos? Por conta do aumento da concorrência, o gestor que deseja posicionar bem a sua empresa deve conhecer a distinção entre os dois termos.

Afinal, são muito comuns os casos de empresas que estavam consolidadas no mercado, mas que, por um pequeno descuido, como a falta de inovação, permitiram que um concorrente aproveitasse a oportunidade para se tornar a nova referência.

Desta forma, saber analisar os concorrentes é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.

Veja a importância de conhecer todo tipo de concorrência

Para entender a importância de conhecer todo tipo de concorrência, podemos observar o que acontece no mercado de entretenimento.

Por exemplo, os canais de TV viam as outras emissoras como seu concorrente direto. O problema é que, atualmente, segundo o Google, 56% do público brasileiro diz preferir assistir ao conteúdo web do que a televisão.

Por isso, caso as emissoras não busquem uma alternativa para se adaptarem à nova realidade e enfrentarem o seu concorrente indireto, que é a internet, será questão de tempo para que sejam esquecidos pelos usuários.

Agora que sabemos o motivo de ter uma boa análise, é preciso conhecer a diferença entre os termos.

Saiba a diferença entre concorrentes diretos e indiretos

Antes de mostrar as práticas para analisar a concorrência, precisamos conhecer suas diferenças:

Concorrentes diretos

Os concorrentes diretos são basicamente aqueles que oferecem o mesmo produto ou serviço que a sua empresa. Por esse motivo, a intenção deles é disputar a atenção do mesmo público-alvo que você.

Concorrentes indiretos

Os concorrentes indiretos são aqueles que, apesar de vender produtos ou serviços diferentes dos seus, terminam disputando, em determinado momento, o mesmo público que você atinge.

Descubra a importância dos PDVs

A melhor forma de identificar concorrentes é através dos PDVs, ou seja, observando os pontos de vendas que estão próximos do local onde a sua empresa atua.

Assim, fique atento ao que eles oferecem. É um serviço/produto similar ao seu? Caso não, em algum momento ele pode concorrer com você?

Fique atento aos pontos fortes e de melhoria

Com a esperança de que cometam algum erro, é natural que as empresas estudem os pontos fracos de seus concorrentes. Por esse motivo, a maioria passa muito tempo estudando o mercado. O problema é que, dessa forma, a empresa deixa de observar a si mesma.

Com o foco apenas nos outros, a companhia corre o risco de desviar a atenção dos seus próprios erros e de possíveis pontos de melhoria para o seu negócio, deixando a concorrência em vantagem.

Por isso, a análise deve ser feita tanto para os concorrentes quanto para a própria empresa. Caso contrário, em pouco tempo, os concorrentes podem explorar o seu lado fraco para ganhar seus clientes.

Posicione sua empresa no mercado

Ao se posicionar no mercado, a empresa terá uma grande vantagem competitiva, já que ela será referência quando o consumidor precisar dos serviços oferecidos, mas, para isso, é necessário que você siga o passo anterior, definindo o que a sua empresa faz de melhor e ficando atento aos fatores que precisam de melhorias.

A necessidade de se destacar diante da concorrência é fundamental para garantir a sobrevivência do negócio. Afinal, a cada, dia novas empresas surgem e agem de forma agressiva, a fim de ganhar a atenção do seu público.

A solução é saber se revolucionar e estar atento ao mercado. Assim, é possível identificar quais são os pontos que devem ser melhorados, para que as pessoas passem a interessar nos produtos que você oferece.

E você, já sabia das diferenças entre concorrentes diretos e indiretos? Quer aprender mais? Então curta a nossa página no Facebook para mais artigos como este.

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