Definir objetivos e metas é um processo fundamental para qualquer tipo de empresa, seja ela grande, média ou pequena. Saber onde você quer chegar vai direcionar seus esforços e guiá-lo nas suas conquistas. Porém, criar uma meta não é algo tão simples como pode parecer. Um erro de estratégia pode desmotivar sua equipe e fazer com que a sua empresa não alcance os pontos visados.
Neste post selecionamos as melhores práticas para que você e sua equipe consigam definir bem os seus objetivos. Acompanhe!
Foque em definir objetivos e metas inteligentes
Você já ouviu falar em metas SMART? Esse método consiste em um eficiente planejamento das metas. Cada sigla representa uma característica importante. Veja:
S: Specific
Toda meta deve ser específica. Os colaboradores devem ter clareza no objetivo e saber exatamente onde devem chegar.
Por exemplo: simplesmente falar em aumentar as vendas não é específico. Qualquer aumento pode ser considerado, sem pensar no tempo necessário, como medir ou o que fazer para alcançar o desejado.
Um bom exemplo de meta específica seria aumentar as vendas em 20% no período de 3 meses, criando uma boa presença nas redes sociais e impulsionando campanhas sob a responsabilidade do time de marketing e vendas.
M: Measurable
Para definir objetivos e metas deve-se estabelecer uma forma de mensurá-los. Afinal, como saber se eles foram alcançados se não há uma forma de medir?
A: Attainable
Toda meta deve ser alcançável. Isso pode parecer até bobo, mas muitas equipes acabam traçando objetivos impossíveis e frustram os envolvidos. Então, durante o planejamento tenha certeza de que as metas são possíveis de serem alcançadas.
R: Relevant
O que adianta traçar objetivos que não farão diferença para a empresa? Isso não gera engajamento dos envolvidos! Por isso, cada objetivo deve ser relevante e gerar benefícios para o negócio.
T: Time-based
O processo de definir objetivos e metas deve contemplar o tempo. Quanto tempo os responsáveis terão para cumprir uma tarefa? Isso é muito importante.
Então, vimos que para uma meta ser considerada inteligente e completa, ela deve ser específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal.
Não pense somente nas vendas
Sim, você deseja que as vendas da sua empresa aumentem. Esse é um objetivo comum entre todas as empresas e várias ações para isso são tomadas diariamente, mas há vários objetivos que podem ser planejados e que, se forem alcançados, levam naturalmente ao aumento do faturamento.
Por exemplo: qual é a avaliação que os seus clientes dão para a experiência de compra na sua empresa? A satisfação do cliente é um ponto muito importante, pois pode fazer com que os seus consumidores tragam novos clientes para a marca, agindo como promotores.
A satisfação foi só um exemplo. Lembre-se que qualquer objetivo tem que ser mensurável conforme as metas inteligentes.
Envolva seus colaboradores
Para definir objetivos e metas e realmente traçar um plano para que eles sejam conquistados, você precisa envolver seus colaboradores. Eles farão toda a diferença no trabalho.
Construir e manter uma equipe motivada, que esteja alinhada com a identidade da marca, vai melhorar a comunicação interna e isso será repassado aos seus consumidores.
Sempre monitore os resultados
Por último, sempre monitore o desempenho de suas ações. Não basta definir objetivos e metas e esperar que eles sejam alcançados. Você deve criar uma rotina de acompanhamento, identificando quais estratégias estão gerando os melhores resultados, quais delas devem ser otimizadas e até mesmo as que não estão sendo interessantes.
Defina os principais indicadores do seu negócio — aqueles que interferem nos objetivos — e crie um plano de acompanhamento.
Como vimos, definir objetivos e metas nas empresas deve ser um trabalho bem planejado para que se tenha sucesso. Para isso, aplique o método de metas SMART, não pense só nas vendas, envolva os colaboradores e sempre monitore os resultados. Siga essas dicas e veja seu negócio crescer, gerando um aumento nas vendas e conquistando uma posição de destaque no mercado.
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