19/01/2018 Contatos de clientes por telefone podem gerar mais vendas: aprenda a qualificá-los

Contatos de clientes por telefone podem gerar mais vendas: aprenda a qualificá-los

Se você pensa que prospectar clientes por telefone é coisa do passado, esse artigo vai mostrar que você está equivocado. Em um mundo em que a internet é a principal responsável por ações de vendas, dados revelam que os contatos de clientes por telefone ainda são bastante frequentes, e representam uma maneira poderosa para atingir bons resultados.

Outra questão bastante pertinente é a possibilidade de o contato por telefone ser utilizado em conjunto com ações de marketing digital.

O segredo para conseguir sucesso nessa estratégia é ter um passo a passo eficiente que permita que cada etapa seja feita com o devido cuidado e com as ferramentas certas. E é exatamente isso que você encontra nas dicas abaixo. Confira!

Prospecção de potenciais clientes por telefone

Um dos grandes erros de muitos profissionais que utilizam o telefone para contatar clientes é não dar o devido valor à prospecção, ignorando essa etapa e rapidamente partindo para a venda. Isso é extremamente prejudicial pelo fato de o cliente encarar essa abordagem como algo agressivo, se sentir incomodado com isso e encerrar a ligação.

Por esse motivo, é preciso focar na prospecção (assim como em uma reunião presencial, por exemplo). Isso exige que seja destinado um tempo adequado para fazer esse processo, já que a limitação de tempo pode atropelar o andamento das atividades, estudar as características do contato antes da ligação e ter um banco de dados organizado que permita rapidamente acessar informações sobre a pessoa contatada.

Sobre o fator tempo, é importante utilizá-lo a seu favor, tanto para valorizar a ligação como nos momentos em que é preciso ser mais objetivo, especialmente na hora de partir para o fechamento da venda.

Geração de leads qualificados

O marketing digital é muito poderoso para gerar prospects — clientes em potencial que demonstram interesse em solucionar alguma questão entrando em contato com a sua empresa.

Com as ações corretas é possível conseguir um bom número de informações sobre os potenciais clientes. Uma delas é o número de telefone, o que permite fazer um contato mais detalhado com eles.

Na busca por converter leads por telefone é fundamental alinhar a estratégia de marketing e vendas, pois as informações obtidas pelo primeiro são muito importantes para a ação do segundo, principalmente quanto às características do prospect.

Priorização de contatos relevantes

Esse é um ponto bem interessante e que pode otimizar bastante as operações. Os contatos mais relevantes são aqueles que estão um passo além das pessoas que visitaram o seu site ou acessaram algum conteúdo que você disponibilizou na internet. Eles já possuem algum tipo de relação com a empresa ou se encaixam perfeitamente no perfil de cliente desejado.

Clientes que já fizeram uma primeira compra, clientes frequentes que por algum motivo deixaram de comprar e pessoas que entraram em contato pedindo mais detalhes de um determinado produto são alguns exemplos que se encaixam nesse contexto.

Segmentação dos contatos

Uma segmentação bem feita é muito importante e nos contatos de clientes por telefone isso não é diferente. Com base nisso, é possível dividi-los em grupos específicos, o que torna o contato mais fácil e organizado.

A informação tem um valor imenso, então segmentar os clientes com base no perfil de interesse deles ajuda a transformar o que seria uma simples ligação em uma grande oportunidade de venda.

Ter um processo bem estruturado

Prospecção e vendas por telefone é um processo de repetição. Para que isso aconteça, é necessário que ele seja muito bem estruturado.

Quando falamos em estrutura, em treinamento, em tecnologia (como o uso de softwares) e  em um planejamento estratégico que mostre exatamente como colocar essas ações em prática de maneira funcional.

Os contatos de clientes por telefone podem ser o diferencial que o seu negócio precisa para alavancar as vendas, por isso é importante seguir essas dicas e valorizá-los como parte essencial da sua estratégia de crescimento.

Falando em resultados, que tal conhecer uma estratégia que une marketing e vendas e pode revolucionar o seu negócio? Confira tudo neste artigo!

 

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