Você já usou o Google para buscar uma empresa em determinada região? Segundo uma pesquisa do Consumer Barometer, das pessoas que buscaram informações sobre um estabelecimento com a localização, 83% delas utilizaram sites de pesquisa. Se você quer aumentar as vendas da sua imobiliária, ficando mais visível para seu público, precisa entender o conceito de SEO Local.
Neste post vamos mostrar o que representa essa ferramenta, como ela funciona, as vantagens e as melhores práticas. Confira!
O que é o SEO Local?
SEO (Search Engine Optimization) representa o trabalho de otimização de páginas para a busca orgânica. O objetivo é colocar o seu site em entre as primeiras posições nos resultados da pesquisa do Google.
Esse trabalho tem uma enorme importância, pois as primeiras posições concentram a maioria dos cliques. Só para se ter uma ideia, segundo dados da Chitika, a primeira posição concentra cerca de 33% dos cliques, enquanto o segundo lugar recebe aproximadamente 18%.
Mas estamos falando de um universo de opções, afinal, é possível encontrar lojas de todo o mundo na busca orgânica. Mas e se o usuário deseja encontrar um estabelecimento local? Como tornar essa busca mais eficaz? Nesse sentido surgiu o SEO Local.
Essa ferramenta consiste na otimização das páginas para a busca orgânica, assim como o SEO normal, mas voltado para determinada localização. Por exemplo: ao buscar “imobiliária em São Paulo” os resultados mostrarão as principais opções na cidade, trazendo mais visitantes para as empresas mais bem posicionadas.
Como ele funciona?
Para entender como funciona o SEO Local precisamos lembrar que os sites de pesquisa buscam as informações mais relevantes para o usuário, a fim de gerar uma melhor experiência.
Por isso, quando uma pessoa está procurando por um estabelecimento em determinada região, como uma imobiliária, não faz sentido indicar outras empresas desse ramo que estão a uma distância considerável.
O mecanismo de busca faz uma varredura na internet pelo termo desejado mais o local que o usuário determinou.
Quais são as vantagens?
Confira agora algumas vantagens de trabalhar o SEO Local:
- promoção do seu negócio, atraindo mais clientes;
- mais credibilidade e autoridade para a empresa;
- melhoria no posicionamento nas buscas;
- alcance dos dispositivos móveis rapidamente.
Quais são as melhores práticas?
Nós vimos o que representa o SEO Local, como ele funciona e as vantagens, mas como aplicar essa ferramenta? Quais são as melhores práticas? Confira:
Inclua informação de localização no rodapé das páginas
Uma prática interessante é incluir o endereço da sua empresa no rodapé de cada página do seu e-commerce.
Os mecanismos de busca vão enxergar essa informação e começar a ranquear melhor os seus domínios.
Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google. Você cadastra a sua empresa, fornecendo todos os dados relevantes e ela aparecerá no Google Maps.
O público poderá dar a opinião sobre o estabelecimento e o serviço prestado. Isso ajuda no posicionamento, mas é preciso ficar atento às críticas.
Então, vamos trabalhar o SEO Local?
Como vimos neste artigo, os sites de pesquisa estão se tornando mais inteligentes para fornecer informações mais relevantes aos usuários. Nesse sentido, para as pessoas que buscam soluções locais é interessante que a página de resposta mostre somente as opções da região. Esse resultado é obtido com o SEO Local.
Assim como o SEO padrão já apresenta ótimos resultados para as organizações, o SEO Local pode gerar diversos benefícios, então a sua empresa não pode ficar de fora!
Agora que você já viu como usar a internet para atrair clientes na sua região aplicando o SEO Local, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este e ficar sempre por dentro das novidades!