O orçamento de marketing é o marco zero de todo o planejamento de ações que vão se desenvolver ao longo de um certo período — geralmente, um ano. Ele é muito importante, pois serve como um guia, mantendo a empresa no caminho traçado para atingir seus principais objetivos.
Desenvolver esse documento pode ser um trabalho complexo e dispendioso. Todavia, esse momento é também uma oportunidade para rever conceitos, analisar informações acumuladas e começar de novo.
A seguir, aprenda o que é preciso levar em consideração ao definir um orçamento de marketing.
Olhe para o passado
Se a sua empresa não é uma recém-nascida, você provavelmente já fez alguma ação de marketing no passado. Examinar o que foi feito é um ótimo meio de obter insights para o futuro. Para saber o que funcionou ou não nas ações realizadas, é necessário ter um parâmetro de análise.
No marketing digital, existem as KPIs (Key Performance Indicators), indicadores que devem estar no centro do processo de monitoramento e diagnóstico das campanhas comunicacionais.
É possível trabalhar parâmetros analíticos também em campanhas offline — basta definir quais são os indicadores. Provavelmente, você quer impactar o maior número de pessoas dentro de uma segmentação, pelo menor custo possível, certo? E você também quer que essas ações se traduzam em vendas em curto ou médio prazo.
Esses são apenas alguns dos pontos centrais das ações de marketing, mas estão longe de ser os únicos.
Olhe para o presente
Saber onde a sua empresa se encontra nesse exato momento também deve ser levado em consideração na hora de definir o orçamento de marketing. Isso porque é por meio de um balanço atual que você vai identificar as necessidades e dificuldades do seu negócio.
Uma análise situacional vai apresentar dados importantes como o volume de vendas mensal, o posicionamento da marca, as estruturas departamentais e os investimentos em marketing.
Esse diagnóstico deve contemplar não só fatores internos da empresa como também uma averiguação ampla do mercado. Muitas variáveis influenciam nos negócios, isso inclui desde mudanças comportamentais da sociedade até mudanças cambiais e panorama politico.
Olhe para o futuro
Depois de saber o que foi feito — e o que está sendo feito — é hora de decidir os próximos passos. Nessa fase é que os objetivos e metas aparecem. Tente ser o mais detalhista possível. Evite coisas muito genéricas, do tipo “aumentar as vendas”.
Em vez disso, defina detalhadamente onde você quer chegar, como “aumentar as vendas em 25% nos canais online em 5 meses”, sempre mantendo as expectativas em níveis realistas.
Também é preciso acompanhar as tendências do mercado. O marketing digital trouxe um leque de opções para a divulgação de marcas e com preços acessíveis.
Além disso, ao investir no digital, fica mais fácil mensurar os resultados e fazer modificações para alcançar os objetivos traçados. O ROI (Return on Investment), ou retorno sobre o investimento, é uma ótima forma de ter controle sobre o quanto se está gastando para atingir as metas.
Fazer um orçamento de marketing é trabalhoso, porém compensador. Só assim é possível ter controle sobre as ações e adotar uma atitude estratégica para conseguir melhores resultados.
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