Desde que a internet passou a fazer parte efetiva na vida das pessoas, é comum que realizemos buscas na rede para tirar dúvidas e pesquisar o que desejamos. Para que sua empresa saia na frente é necessário estar presente no momento em que o cliente procura por seu produto ou serviço. Uma forma de fazer isto é colocando os links patrocinados na sua estratégia de marketing online.
Para saber um pouco mais sobre essa forma de publicidade e como fazer uma campanha de sucesso, continue lendo este post.
1- Entenda o que são links patrocinados
Os links patrocinados são uma forma de publicidade que atinge o consumidor no momento em que ele está buscando pelo produto ou serviço anunciado. Dessa forma, a campanha fica ainda mais assertiva, já que o cliente está propenso a realizar a transação.
Existem alguns sites no mercado que comercializam links patrocinados, mas o mais procurado e mais conhecido é o Google Adwords. Ao criar seu anúncio na plataforma do buscador mais utilizado do mundo, você possibilita que seu produto ou serviço apareça quando alguém buscar pelos termos que você selecionou no site ou nos parceiros de pesquisa.
O anúncio de links patrocinados pode aparecer antes ou depois da busca orgânica, sempre com o aviso de que aquele resultado é pago. A maior parte das pessoas não vão passar para a segunda página de pesquisas. Sendo assim, a chance de seu anúncio ser visto é maior quando ele aparece na primeira página. Além disso, a possibilidade de clique cresce consideravelmente quando o anúncio aparece nas primeiras posições do resultado da pesquisa.
2- Faça um bom planejamento
O primeiro passo para usar a estratégia de links patrocinados é fazer um planejamento detalhado. Este planejamento deve levar em consideração a verba disponível, a segmentação da campanha e as palavras-chave a serem utilizadas. Lembre-se sempre de que algumas configurações serão a nível de campanha e outras serão feitas diretamente no grupo de anúncios.
O Google possui uma ferramenta chamada “Planejador de Palavras-chave”, que auxilia no planejamento do anúncio. A ferramenta ajuda a definir novas palavras-chave e dá uma previsão de cliques, impressões e custos.
3- Conheça o seu consumidor
A segmentação da campanha deve ser definida de acordo com o público-alvo. Deve-se pensar nas características do consumidor e da própria empresa. Afinal, de nada adianta anunciar no Rio de Janeiro se sua companhia está apenas no Rio Grande do Sul, por exemplo.
4- Crie uma conta no Adwords
Com todo o planejamento criado, o próximo passo é fazer uma conta na plataforma do Adwords. A ferramenta é simples e intuitiva, mas sempre que surgir alguma dúvida, não hesite em pedir ajuda no bate-papo disponível na própria plataforma.
5- Escolha o tipo de campanha
Na hora de configurar uma nova campanha, será necessário definir o tipo. As opções são: Rede de pesquisa com exibição em Display; Apenas na rede de pesquisa; Apenas na rede de Display; Google Shopping; Vídeo. A decisão deve ser tomada baseada no objetivo da sua campanha.
O link patrocinado é aqui chamado de “rede de pesquisa”. Ele deve ser utilizado quando a intenção for fazer o cliente — que está procurando por determinado produto ou serviço — encontrar a sua marca.
6- Acompanhe sempre
Uma campanha de links patrocinados, assim como qualquer campanha online, possibilita o acompanhamento em tempo real. Com isso, é possível que se saiba o que está ou não funcionando, analisando métricas que são definidas de acordo com o objetivo.
As métricas a serem observadas podem ser de acordo com o número de visualizações, cliques, conversões ou chamadas, por exemplo. Dessa forma, é possível fazer modificações ao longo da campanha para otimizá-la e obter melhores resultados.
Você viu que criar uma campanha de links patrocinados não é nada complicado. Mas não se esqueça de que é importante fazer um bom planejamento e ter conhecimento da ferramenta para otimizar sua verba e ter melhores resultados.
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