Se você está em busca da solução para um problema ou questionamento na rede, um dos diferenciais competitivos é saber quem oferece essa solução com maior agilidade e disponibilidade, certo?
Pois, agora, o tempo hábil de respostas a dúvidas e problemas tende a ser cada vez menor. Isso por causa dos chatbots, ferramentas de automatização que podem ser utilizadas, entre outras funções possíveis, para atender clientes de forma personalizada e com alto índice de rapidez na resposta.
Já pensou em como os chatbots poderiam auxiliar na otimização da gestão de um negócio imobiliário? Então leia este artigo para saber mais!
Conceito de chatbots
Os chatbots são como robôs programados para oferecer aos usuários respostas, soluções e orientações sobre determinados assuntos.
Com a evolução da ferramenta, Inteligência Artificial e Machine Learning (capacidade de aprendizado das máquinas) vêm sendo implantados e desenvolvidos, com o objetivo de fornecer experiências satisfatórias e cada vez mais próximas do contato humano.
Atendimento ao cliente: rapidez e disponibilidade
Já imaginou mapear o fluxo de comunicação entre os atendentes de sua imobiliária e os clientes, transformá-lo num roteiro e “ensiná-lo” ao sistema de atendimento virtual? Pois essa é uma das funcionalidades do chatbot!
Com essa ferramenta, é possível criar uma trilha de orientações ao sistema, baseadas nas possíveis respostas e perguntas dos clientes. Por exemplo, se alguém entra em contato à procura de um imóvel, o chatbot responde prontamente, indicando se aquele local ainda se encontra disponível ou se já foi locado.
Se o imóvel estiver disponível e a pessoa desejar visitá-lo, o chatbot também é capaz de guiá-lo até o procedimento de agendamento para a retirada das chaves e visitação do local.
Não é incrível? Graças à sua inteligência artificial, o sistema de bot consegue compreender a essência das perguntas, ainda que feitas com palavras diferentes, buscar em seu banco de dados a resposta ideal e oferecê-la ao cliente.
Por sua disponibilidade constante e pela rapidez nas respostas, utilizar um chatbot pode ser um upgrade interessante em seu processo de vendas! Mas não pense que essa automatização pode substituir o trabalho humano!
Apesar de inovador, o método possui algumas limitações, e é fundamental que, para garantir o atendimento a todas as solicitações, ainda haja funcionários designados para a função.
Resultados otimizados com a equipe
Por sua natureza tecnológica, o chatbot não precisa de acompanhamento constante para operar com fluidez. Basta que seja programado e atualizado de acordo com a demanda.
De imediato, operar com um chatbot traz algumas consequências positivas para a gestão de sua empresa. Afinal, devido à agilidade, o bot é capaz de desafogar tráfegos intensos em pouco tempo. Por conta disso, você terá uma equipe mais disponível para se dedicar a treinamentos, atualizações e integrações com as demais áreas da empresa.
Além disso, como um bom banco de dados, o assistente virtual armazena informações, o que facilita a consulta e a otimização de processos, tanto virtuais quanto reais.
Uma outra possibilidade é usar o chatbot como uma ferramenta interna para manter o alinhamento entre os membros da equipe. Ele pode ser acoplado a um comunicador interno já existente ou, até mesmo, à ferramenta de e-mail usada na empresa.
Nutrição e encantamento de leads
Com possibilidades muito grandes de instalação e uso dos assistentes virtuais, é possível pensar numa estratégia diferenciada de nutrição e acompanhamento de leads, fortalecendo e potencializando os resultados em marketing digital.
Por operarem em interfaces já existentes — e muitas vezes familiares aos usuários, como o Facebook — os bots possuem algumas vantagens sobre outras ferramentas de nutrição de leads, como os e-mails marketing e as landing pages. Sua linguagem é próxima à persona, informal, oferecendo uma informação relevante na palma da mão do potencial cliente.
No segmento imobiliário, o chatbot poderia ser utilizado por meio da página oficial da empresa para compartilhar dicas de decoração para estúdios, por exemplo.
Com uma ferramenta bem alimentada, é possível usar os bots em todas as etapas do funil de vendas, muitas vezes agregando à jornada de compra momentos de feedback do cliente.
Viu só como é possível otimizar alguns fluxos internos com a ajuda dos chatbots? Então, aproveite e confira, também, algumas dicas importantes para encantar o cliente no primeiro contato telefônico!