Uma das etapas mais importantes das vendas é a prospecção de clientes. Afinal, em tempos de grande concorrência, os empreendedores sabem muito bem que não dá para ficar parado esperando os clientes baterem à porta.
A etapa de prospecção existe exatamente para que isso não aconteça. Clientes não caem do céu: é preciso ir até eles e conquistá-los. Para isso, porém, é necessário um objetivo bem definido, pois improvisos e falta de planejamento só atrapalham sua estratégia.
No post de hoje, mostraremos para você as melhores práticas que contribuem para a conquista de novos clientes. Confira!
Como fazer uma prospecção de clientes eficiente?
Já se foi a época em que prospectar clientes significava pegar uma lista telefônica e sair ligando para todos os números. Esse é um exemplo clássico de falta de planejamento, e que dificilmente trará resultados satisfatórios.
Uma boa prospecção começa com a qualificação de leads. Isso significa filtrar os potenciais clientes e focar, em um primeiro momento, naqueles com mais chances de fechar o negócio. Com a lista em mãos, é hora de começar a prospectar!
Então, vamos às práticas infalíveis para realizar essa tarefa:
1. Estabeleça estratégias de marketing digital
Imagine um cliente navegando pelas redes sociais. De repente, ele se depara com informações relacionadas à sua empresa e se interessa em saber mais sobre seus produtos e serviços. Então, o usuário resolve tirar dúvidas e conhecê-la um pouco mais.
O exemplo acima é algo muito comum de acontecer. Se você está presente na internet e nas redes sociais, você abre o leque de novos potenciais clientes. Por isso, é importante criar estratégias de marketing digital para aumentar sua visibilidade online.
Criar um site e fanpages pode ser uma boa estratégia para ajudar a conquistar potenciais clientes. E não se esqueça de monitorar seus canais de comunicação online para não deixar nenhum possível cliente sem respostas.
2. Faça contato com quem precisa de seu produto ou serviço
Receber uma ligação sobre um produto que não tem nada a ver com você é muito chato, não é mesmo? A gente acaba antipatizando com a empresa que ligou. Então, nada de repetir esse erro ao prospectar clientes para a sua empresa.
O melhor a fazer nesses casos é focar naqueles leads já qualificados como propensos a realizar a compra. Antes de entrar em contato com o cliente, cheque os dados e, se possível, dê uma olhada no perfil nas redes sociais para ver se é o momento certo para contatá-lo.
3. Não misture tarefas diferentes
Prospectar não é a mesma coisa que vender. Deixe isso claro para sua equipe de vendas. Ao prospectar um cliente, você vai apresentar sua empresa a ele e mostrar as maneiras de ajudá-lo. É um primeiro contato de relacionamento para que, no futuro, vocês possam fazer negócio.
O primeiro encontro de prospecção pode até levar a uma venda, mas esse não deve ser o objetivo principal. O potencial cliente não está preparado para negociar em uma primeira reunião. Tentar vender nesse momento pode atrapalhar tudo.
4. Esteja preparado para a prospecção
Improvisos só atrapalham na prospecção de clientes. Antes de entrar é contato, é preciso dar uma estudada no perfil do cliente para fazer uma abordagem eficiente e focada.
Além disso, prepare um roteiro para a conversa, com informações que você não pode esquecer de jeito nenhum. Estude essa lista antes da reunião e esteja aberto também para ouvir o que a pessoa tem a dizer. Após o encontro, você pode fazer anotações sobre o cliente para um possível novo contato.
Gostou das nossas dicas sobre como fazer uma prospecção de clientes de maneira eficiente? Então não deixe de conferir nossas dicas sobre como otimizar seu funil de vendas. Boa leitura!