Sua empresa já está na internet por meio de um site, porém, apesar de contar com um número médio de visitantes, as conversões estão estagnadas? Pois saiba que, mesmo sem o aumento de usuários, é possível elevar as vendas e o faturamento por meio do CRO, sigla para Conversion Rate Optimization, ou em português, Otimização das Taxas de Conversão.
Mas, afinal, o que o CRO significa? É uma forma de melhorar o desempenho de um site, de acordo com os seus objetivos, a partir dos visitantes já existentes. Ou seja, sem precisar investir em novos usuários.
Por exemplo, um site de engenharia conta com um link de contato e, dos 3 mil visitantes médios que recebe mensalmente, somente 30 deles preenchem o formulário durante o período. Isso quer dizer que somente 1% deles realizou a conversão.
A partir dessas informações, e com o intuito de aumentar esse percentual, em vez de a empresa investir em novos usuários, ela realiza algumas ações para aumentar as taxas a partir dos que já acessam o site.
Importância da otimização das taxas de conversão
Assim como em lojas físicas, os comércios virtuais de hoje em dia também contam com uma concorrência acirrada. Portanto, a tarefa de conseguir tráfego é cada vez mais complexa.
E porque não investir em seus visitantes para aumentar as vendas? É aí que entra o CRO! Ele proporciona crescimento nas taxas de conversão sem demandar custos para a conquista de novos clientes e, assim, ajuda a diminuir muito o CAC, ou Custo de Aquisição de Clientes. Confira outros benefícios da estratégia.
Aumenta as vendas
Vamos supor que o principal objetivo do seu site seja vender. Nesse caso, a otimização das taxas de conversão será guiada para esse objetivo.
E não pense que precisa ser um processo complicado. Muitas vezes, alterações simples na página, como destacar melhor um botão ou os call to actions já são suficientes para elevar os números.
Com as estratégias corretas, a porcentagem de visitantes que é convertida em clientes pode aumentar consideravelmente e, dessa forma, as vendas de sua empresa também.
Fortalece marcas
Se a meta principal do seu site for trazer mais autoridade para a marca, isso também pode ser feito por meio do CRO. Nesse caso, a estratégia compreende a elaboração de conteúdos educativos e relevantes para os usuários, que terão mais interesse e respeito por sua empresa e, consequentemente, as chances de fecharem negócios aumentam.
Elementos fundamentais para um CRO eficiente
Agora que mostramos a você o conceito e sua importância, conheça alguns elementos essenciais para as empresas que buscam otimizar suas taxas de conversão.
Testes A/B
Nenhuma estratégia de Marketing Digital eficiente é baseada somente em teorias. E com o CRO isso não é diferente. Para auxiliar nas análises de quais são os melhores caminhos para aumentar as conversões de um site, uma poderosa ferramenta são os Teste A/B.
Eles consistem em criar duas opções de uma mesma página sendo, por exemplo, a já existente e uma nova versão e, a partir daí, ver qual delas tem melhor desempenho. Podem ser testadas, por exemplo, as informações contidas em formulários de contato, os call to actions e as cores do site.
Landing Pages
Landing pages são páginas de conversão. Por isso, se o objetivo é aumentar o número de clientes em um site, vale a pena contar com algumas características importantes dessas páginas, como o foco total nas ofertas, conteúdos claros que mostrem o que o potencial cliente vai ganhar e CTAs bem elaborados.
Experiência do visitante
Alguns fatores, mesmo os considerados simples, como a cor de fundo ou dos botões de chamada para a ação, são muito importantes no que diz respeito à experiência do visitante em um site. Ela se refere à percepção em relação a um produto, serviço e sistema. Nesse aspecto, vale a pena realizar testes e verificar o que funciona melhor.
Esperamos que, após ler este artigo, você tenha compreendido a importância da otimização das taxas de conversão para melhorar os resultados de um site e comece a colocar a estratégia em prática na sua empresa.
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