Qual é o maior bem da sua empresa? O que ela tem que pode alavancar as vendas e conquistar uma posição de destaque no mercado? O que a diferencia das demais empresas do seu mercado? Responder essas questões é fundamental para avaliar internamente a situação de um negócio.
Muitos empreendedores traçam estratégias para buscar números melhores quando, na verdade, a solução pode está mais perto do que se imagina. E você sabe qual é o papel das equipes de marketing e vendas para seu empreendimento nesse contexto?
No post de hoje, mostraremos como esses dois departamentos podem otimizar os números da sua empresa ao trabalhar em conjunto. Boa leitura!
Marketing e vendas: funções e responsabilidades
O sucesso de um negócio depende do trabalho de todos os seus colaboradores. É como uma corrente: um elo quebrado e toda a estrutura é comprometida. Mas pensando em geração de lucro, esses dois setores ganham destaque. Vamos analisar a função de cada equipe individualmente?
Marketing é responsável por criar as oportunidades de negócio. Os profissionais conhecem as estratégias, buscam informações sobre o público-alvo, criam meios de fortalecer a marca e mostrar as soluções propostas. Eles mantêm contato constante com os potenciais clientes e buscam dados para facilitar a conversão.
Então, os leads são entregues ao time de vendas. Esses colaboradores são responsáveis pela conversão de um lead em cliente. Como o potencial cliente já demonstrou interesse nos produtos e já passou dados importantes, o contato pode ser mais direto e objetivo.
Resumidamente, essas são as tarefas das equipes, mas na prática tudo é um pouco diferente. Diante de números inesperados, podem ser gerados conflitos: marketing alega que cria as oportunidades, mas que essas não são convertidas pelo setor irmão. Do outro lado, vendas se defende dizendo que os leads não tinham conhecimento necessário para a conversão. Quem perde com isso? A empresa inteira!
Foi para resolver esse problema que surgiu a ideia de unir essas equipes e traçar estratégias mais eficientes: o Smarketing!
Conceito de Smarketing
A palavra Smarketing representa a união entre Sales e Marketing. Ou Vendarketing, termo cunhado pelo Peçanha da Rock Content. Essa ação tem o objetivo de unir as equipes em prol de otimizar os recursos e criar estratégias mais eficientes. Se o objetivo de ambas equipes é gerar lucro, elas podem — e devem! — trabalhar em conjunto.
Oportunidades para esses times trabalharem juntos
Para implantar o Smarketing é preciso seguir alguns passos. Vamos demonstrá-los:
Reúna as equipes
O primeiro passo é reunir as equipes. Chame todos os envolvidos e explique o objetivo da união. Em um primeiro momento isso pode gerar algumas reclamações, mas é normal. Ouça com atenção tudo que for dito, registre e mostre que você está empenhado em resolver os conflitos.
O sucesso dessa estratégia dependerá do esforço de seus colaboradores.
Crie um cronograma de reuniões
Marketing e vendas trabalhando juntos só terão resultados positivos se todas as informações úteis forem compartilhadas. Para isso, você deve facilitar essa divulgação, criando reuniões periódicas. Dessa forma, os conflitos serão resolvidos, e o entrosamento dos times aumentará.
Esse trabalho melhora bastante o relacionamento interno, e isso pode alavancar seu negócio.
Implemente o SLA
O SLA (Service Level Agreement) é um acordo escrito, como um plano de ação, contendo as estratégias definidas. Os times definirão responsáveis e prazos para as tarefas. Dessa forma, todos os envolvidos terão conhecimento do andamento das ações.
Monitore os resultados
Qualquer que seja a estratégia tomada, ela deve ter seu desempenho monitorado. Isso serve para identificar as melhores práticas e otimizar os recursos. Então, crie a rotina de acompanhar as ações contidas no SLA e compartilhe os resultados com toda a equipe.
Maior bem de uma empresa: seus funcionários
O funcionário é o maior bem de uma empresa: ele pode criar soluções que farão toda a diferença, trazendo lucro e sucesso ao negócio. Por isso, unir as equipes de marketing e vendas é fundamental para conquistar resultados melhores para todos, não somente para um ou outro setor. Afinal, do que adianta um departamento bater suas metas se os números da empresa não acompanham?
Seguindo esses passos que destacamos e promovendo essa união corretamente, você obterá resultados fantásticos em pouco meses. Agora que você já conhece o poder da união entre marketing e vendas, aproveite para conferir nosso Guia prático sobre e-mail marketing e busque resultados ainda melhores!