Enfrentar e identificar problemas no mundo corporativo parece uma tarefa difícil, mas, na realidade, é algo que exige apenas observação e criatividade. Como gestor, você deve sempre buscar as melhores soluções para o seu negócio e estar de olhos bem atentos a novas oportunidades, certo?
Então, se você puder ir um pouco além e também saber transformar situações complicadas com ideias inovadoras, você verá o quanto a sua empresa se sairá bem diante da concorrência e, principalmente, cativará e fidelizará mais clientes. O que você precisa ter em mente é que reinventar-se frequentemente é um dos maiores diferenciais no mercado.
Para ajudar você a identificar problemas e usar isso a seu favor, separamos algumas dicas essenciais. Confira:
Escute as pessoas
Conversar com seus clientes, colaboradores e até mesmo com pessoas que não são ligadas à sua área de atuação certamente vai ajudar você a identificar problemas que facilmente podem se tornar oportunidades para sair na frente da concorrência e se destacar no mercado.
Além disso, você ainda pode adquirir mais conhecimento ao ouvir as pessoas. Lembre-se de que ganhar experiência também vem muito do que você absorve de situações que escuta. Ou seja, quanto mais você trocar informações, melhor!
Procure por falhas fundamentais do mercado
Você lembra que há alguns anos você pensava que os celulares poderiam ser mais bem protegidos, principalmente quando estavam em contato com a água? Pois é, hoje essa falha começa a ser corrigida e muitas empresas já reforçaram o sistema de impacto e impermeabilidade dos aparelhos eletrônicos.
O que isso significa? Que houve uma importante análise de mercado pelas companhias, que enxergaram uma falha e, por meio dela, identificaram uma ótima oportunidade de negócio. É em exemplos como esse que você deve se inspirar para também encontrar o que pode mudar para melhor a sua empresa.
Observe quais são os principais erros das empresas do mesmo nicho que o seu
Observar com atenção e proximidade os seus concorrentes é outro item que deve constar nas suas prioridades. É muito importante que você saiba exatamente o que tem sido feito, como eles se comportam com os consumidores e onde mais erram, de acordo com os clientes. Uma boa equipe de comunicação e marketing pode ajudar você nessa tarefa, viu?
Sabendo dessas fraquezas, você poderá pensar em novas alternativas e aplicá-las no seu negócio. Nesse momento, será possível atrair clientes insatisfeitos com a concorrência e que passam a ver em você uma excelente empresa que presta, de fato, serviços de qualidade e amplamente diferentes.
Seja inovador ao identificar problemas
Não basta você encontrar os principais pontos em que você pode realizar uma verdadeira transformação. Você precisa ser inovador quando estiver criando a solução ideal para esse caso. O motivo é simples: se seguir um padrão, você será apenas mais uma empresa com foco em oportunidades.
Por isso, busque, de fato, inovar e trazer algo inédito aos seus clientes. Por exemplo: você se lembra que, se quisesse ter mais de um número de celular, você tinha que ter vários aparelhos? Até que uma empresa inovou e fez com que já seja possível comprar um celular que venha com espaço para dois chips de operadoras. Ótimo, não?
Seguindo essas dicas você verá o quanto o processo de identificar problemas e usá-los como a base para novas oportunidades ficará muito mais fácil e tranquilo!
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