Você certamente já ouviu o ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde”.
Apesar dessa frase normalmente trazer uma conotação negativa de comparação, no mundo dos negócios acontece o oposto. “Olhar para a grama do vizinho” é essencial para alavancar o crescimento da sua empresa de forma rápida e estratégica.
O benchmarking é exatamente isso: um exercício de estudar os concorrentes que se destacam no setor em que sua empresa atua para buscar insights sobre melhores práticas, métricas, posicionamento, estratégia, processos e muito mais.
Principais vantagens do benchmarking
Economia
Muitas vezes, a empresa precisa testar uma série de estratégias e ferramentas diferentes, seja em seus processos internos ou no planejamento de marketing, até encontrar as melhores soluções.
Esse jogo de tentativa e erro pode demandar altos investimentos. Ao buscar referências externas do que já tem funcionado, o empresário poupa investimentos que poderão ser alocados de forma mais objetiva.
Agilidade
Junto com a economia de recursos financeiros vem a economia de tempo. O benchmarking possibilita que o empresário pegue um atalho em diversos aspectos da gestão da organização, limitando as opções às que estão dando certo para outras empresas e evitando que se gaste tempo começando a avaliar todas as estratégias do zero.
Inspiração
Todo empresário sabe que, após ficar imerso no universo de sua companhia por algum tempo, corre-se o risco de ficar míope e não conseguir enxergar além. Olhar para fora faz com que os líderes abram a cabeça para novas possibilidades que podem dar certo também em seu caso.
O que você pode aprender com os players de sucesso
Comunicação
A propaganda pode ser a alma do negócio, mas está longe de ser uma atividade simples. De formatos mais tradicionais a opções mais criativas e inovadoras, as formas de comunicação com o consumidor não param de evoluir e se adaptar às mais diferentes plataformas.
Se você não sabe por onde começar, que tal buscar referências com o que já é sucesso para outras empresas?
Posicionamento
Seja para buscar inspiração em um posicionamento semelhante ao que você acredita ou para identificar um totalmente novo no seu segmento, o estudo dos concorrentes é um ótimo aliado. Afinal, o próprio conceito de posicionamento de mercado pressupõe uma relação hierárquica entre os concorrentes.
Você não vai querer ignorar os seus. Vale lembrar que o posicionamento está intimamente ligado à construção da sua marca.
Produto e serviço
A adaptação dos produtos ou serviços da empresa talvez seja o movimento mais custoso no processo de testar o mercado, pois afeta os mais diferentes âmbitos da empresa, da comunicação ao treinamento da equipe de vendas.
Mais uma vez, aprender com o caminho trilhado pelos melhores do seu mercado é uma forma de poupar esforços.
Relacionamento com o cliente
Com o crescimento do uso das redes sociais como ponto de comunicação com os clientes, diversas marcas têm desenvolvido linguagens únicas e personalizadas para interagir com a sua audiência.
Essas demonstrações públicas de relacionamento com o cliente são riquíssimas para que se avalie o que funciona melhor com o segmento que você quer atingir em termos de atendimento.
Precificação
Sabe-se que o preço é um dos aspectos mais palpáveis quando o consumidor compara marcas. Ter ciência de quanto seus competidores cobram e como estabelecem seu preço é fundamental para entender onde sua empresa se encaixará nesse cenário.
Por fim, vale lembrar que o estudo da concorrência não é simplesmente cair na armadilha do “nada se cria, tudo se copia”. É, na verdade, pegar o melhor de cada um dos atores de sucesso no seu mercado e avaliar como ele pode ser útil para você.
Além disso, o benchmarking é uma atividade que pressupõe metodologia e frequência, uma vez que o mercado muda a cada segundo.
Agora que você já sabe tudo sobre análise de concorrência, que tal ler mais sobre outras dicas para alavancar seus resultados?