Você sabe o que é automação comercial? Procurando formas de automatizar processos organizacionais, as empresas passaram a utilizar ferramentas para melhorar a sua gestão.
Para manter destaque no mercado competitivo, as companhias têm visto a oportunidade de otimizar os processos como uma verdadeira vantagem competitiva. Afinal, dessa forma a empresa passa não apenas a aumentar a produtividade, mas também reduzir custos com tarefas desgastantes.
Depois de ler o artigo, você saberá como melhorar a gestão da sua empresa por meio da automação, mas antes, entenda mais sobre o que ela pode fazer por você!
O que é automação comercial?
Ao ver o quanto o trabalho operacional gera grandes custos, já que além da perda de tempo e dos desgastes físicos, o número de retrabalhos tende a aumentar por conta das falhas humanas, as empresas decidiram investir na automação.
De forma prática, a automação tem como finalidade utilizar métodos e ferramentas para automatizar tarefas que são repetitivas e operadas por pessoas.
Quais os principais benefícios da automação comercial?
1. Aumento da produtividade
Um dos maiores benefícios oferecidos pela tecnologia é o aumento de performance que a sua equipe passa a ter. A automação permite que os processos operacionais sejam feitos por softwares.
Além de diminuir o prazo de entrega dos serviços, a empresa diminui a ocorrência de erros. Como o processo é padronizado pelo programa, a necessidade de retrabalho para corrigir o que foi feito também diminui, se tornando uma ótima forma de reduzir custos.
2. Redução de custos
Completando o item anterior, ao reduzir erros humanos, a companhia passa a otimizar o tempo, que seria usado para corrigir os problemas, para focar em tarefas mais importantes para a empresa, reduzindo os custos de produção.
Outro benefício da tecnologia é reduzir a quantidade de pessoas em uma área. Há alguns anos era preciso reunir várias pessoas no mesmo setor para atender uma demanda. Porém, com a automação, além de aumentar a agilidade na produção, boa parte da equipe foi direcionada para atividades mais estratégicas da empresa, aumentando a margem de lucro.
3. Acompanhamento da performance
Para entender o que está afetando o rendimento da companhia, é necessário analisar diferentes elementos:
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forma de atendimento;
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preço acima do mercado;
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má qualidade do serviço ou produto.
Ao utilizar um software de automação, a empresa tem a possibilidade de rastrear os processos realizados desde o momento em que o visitante entra em sua empresa, até o feedback do produto. Com base nas informações coletadas, a companhia pode formar novas estratégias para melhorar a performance do processo e assim, conquistar mais clientes.
Por onde começar a automação?
A complexidade para automatizar processos varia de acordo com o tamanho da empresa. Para isso, será necessário seguir os seguintes passos:
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definir um responsável pelo processo;
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descrever o processo em etapas;
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mapear as necessidades;
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definir qual hardware e software serão utilizados;
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capacitar os operadores;
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implantar e acompanhar os resultados;
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fazer a manutenção no que for necessário.
Para garantir a eficiência, é necessário contar com um ótimo planejamento. Desde as pessoas que serão responsáveis pela implantação, até os cuidados que deverão ser tomados no momento de corrigir as falhas, caso contrário, a empresa terá o efeito reverso e precisará lidar com mais custos para resolver o que foi feito. Por isso, é recomendado procurar um especialista.
Procure uma empresa especializada
Entendemos o quanto o processo de automação pode ser complicado. Afinal, é preciso ter um grupo especializado dentro da corporação, caso queira aplicar a mudança por conta própria.
O problema é que o processo pode se tornar custoso. Por isso, ao contratar uma empresa especializada, o gestor terá mais tranquilidade por delegar um serviço complexo como a automação.
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