Imagine uma maneira capaz de atrair novos clientes para seu negócio, colocar seu site nas primeiras posições da busca orgânica, aumentar a credibilidade da marca e ainda alavancar as vendas.
Se você gostou dessas possibilidades, saiba que elas são reais e alcançáveis por meio do marketing de conteúdo, uma estratégia capaz de fortalecer a marca e torná-la referência no mercado.
No post de hoje, vamos falar sobre o marketing de conteúdo e como utilizá-lo. Confira!
O que é o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma maneira de criar valor ao público-alvo. Hoje, não há mais espaço para vendas forçadas. Os consumidores estão exigentes, prezam por conhecimento e buscam empresas que investem no relacionamento, oferecendo boas experiências.
Diante disso, o marketing de conteúdo tornou-se uma ferramenta essencial para as estratégias das empresas. Muitas adotaram blogs e redes sociais para divulgação de materiais ricos em informação, produzindo conteúdos com frequência.
Quais são os benefícios do marketing de conteúdo?
Aplicar o marketing de conteúdo traz ganhos incríveis. Veja alguns deles:
- melhora o relacionamento com clientes;
- aumenta o engajamento;
- incrementa a visibilidade;
- cria protetores da marca;
- informa e nutre os prospects com conteúdos relevantes;
- aumenta as vendas;
- trabalha o pós-venda.
Com todos esses benefícios, você não vai deixar de utilizar o marketing de conteúdo para fortalecer a marca, não é mesmo? Seus concorrentes podem tomar seus leads neste exato momento! Não perca tempo!
Como usar o marketing de conteúdo para fortalecer a marca?
É preciso entender que o sucesso dessa estratégia depende de planejamento. É importante que alguns procedimentos sejam seguidos para que suas ações tenham sucesso. Confira o passo a passo para utilizar o marketing de conteúdo:
1. Defina os objetivos
O primeiro passo é definir seus objetivos com o marketing de conteúdo. Quais benefícios você deseja alcançar e quando? Esse questionamento é importante para definir as ações e, posteriormente, verificar se as metas foram alcançadas.
2. Defina os KPI’s
KPI são indicadores importantes do seu negócio. Com os objetivos traçados, você deve avaliar os principais indicadores que influenciam nas metas. Esses serão seus KPI’s.
É importante frisar que os indicadores devem influenciar diretamente os resultados. Além disso, eles devem ser passíveis de medição para avaliação.
3. Defina sua persona
A persona é a personificação do seu cliente ideal. Defini-la possibilitará criar estratégias mais assertivas, avaliando a necessidade do público e oferecendo soluções.
4. Identifique os canais e as ferramentas
Nessa etapa do planejamento, você deve escolher os canais de divulgação do conteúdo. Se você definiu sua persona, você sabe como gosta de se comunicar.
Você pode se concentrar nas ferramentas e nos canais utilizados pelo seu público, sejam as redes sociais, e-mails ou blogs.
5. Crie conteúdo relevante
Chegou a hora de produzir o conteúdo. Para isso, procure saber as palavras-chave que são buscadas pelo seu público. Crie materiais que realmente vão fazer a diferença para as pessoas, que sejam relevantes e que consigam atrair e engajar.
6. Promova seus conteúdos
Com os conteúdos criados, é hora de promovê-los. Se você já descobriu os canais que são utilizados pelo seu público, então, agora é o momento de criar uma rotina de publicação. Defina os dias e os horários das postagens, criando uma programação.
7. Encontre parceiros
O marketing de conteúdo permite desenvolver parcerias, buscando empresas que desejam participar da criação dos materiais e da divulgação. Você pode fazer uso de links externos, direcionando o público à página do seu parceiro.
Outra possibilidade é a construção em conjunto do conteúdo, agregando mais conhecimento e valor.
8. Avalie os resultados
Esse é o momento de verificar se suas ações estão lhe aproximando das metas. Para isso, avalie os dados, verifique como estão os KPI’s e se os objetivos estão sendo alcançados.
Fortalecer a marca com o marketing de conteúdo deixou de ser uma novidade. As empresas já utilizam essa estratégia e obtêm resultados incríveis.
É preciso entender que os consumidores são exigentes e buscam uma marca que se preocupa não só com a venda, mas com a construção de bons relacionamentos, experiências e geração de valor.
Entendeu como o marketing de conteúdo pode fortalecer a marca? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário no post e participe da discussão!