23/12/2016 Ferramentas de SEO: o que são e o que podem fazer pelo seu site?

Ferramentas de SEO: o que são e o que podem fazer pelo seu site?

As ferramentas de SEO são indispensáveis para garantir o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Elas foram criadas com o objetivo de facilitar o trabalho dos profissionais de marketing, pois, além de indicarem as melhores palavras-chave para seu conteúdo, podem mostrar aspectos que precisam ser melhorados na sua página.

Diante de tantas ferramentas de SEO disponíveis, porém, como saber quais são as melhores para sua empresa? Para ajudar você nessa tarefa, listamos neste artigo as principais ferramentas de SEO do mercado. Confira!

Quais são as principais ferramentas de SEO?

WooRank

Trata-se de uma ferramenta que oferece um diagnóstico completo de uma página, apontando todos os elementos que podem atrapalhar a conquista das primeiras posições no Google.

WooRank avalia não apenas a estrutura do site, mas também ajuda a identificar se ele funciona bem em aplicativos móveis, se tem muitos links externos e até mesmo as redes sociais em que você pode melhorar sua atuação.

A ferramenta ainda mostra o que está errado em sua estratégia de SEO, indicando exatamente o que você precisa fazer para melhorar cada aspecto da sua estratégia. O WooRank requer investimento financeiro, mas você pode fazer uma avaliação usando a versão gratuita por um tempo limitado.

SEMrush

Essa é outra ferramenta muito eficiente. Com ela, você poderá fazer um estudo completo das palavras-chave a serem usadas no seu site, identificando tendências, o volume de buscas e até mesmo as palavras relacionadas ao termo pesquisado.

SEMrush vai além da sugestão de palavras-chave, fazendo também uma análise profunda do SEO da sua página. Ele identifica as palavras mais importantes para seu site, a evolução em seu número de acessos e até mesmo os maiores concorrentes em relação aos termos de busca.

E não é só isso: além de fazer essa análise, também possibilita que você avalie toda a estratégia dos seus concorrentes, o que pode gerar insights positivos para seu trabalho de SEO.

Google Keyword Planner

É uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google, capaz de ajudar os profissionais a identificar os principais termos de busca a serem explorados em um site. É integrada ao Google AdWords e, por isso, é preciso criar uma conta no AdWords para usá-la.

Assim como o SEMrush, o Google Keyword Planner oferece sugestões de palavras-chave, baseando-se no volume de buscas e nos termos relacionados ao seu site, otimizando sua estratégia. Com ele, você também poderá colher algumas informações importantes, como o nível de competitividade por termo. Essa informação ajudará você a identificar a dificuldade que terá para ranquear.

Google Trends

É outra ferramenta gratuita oferecida pelo Google para ajudar em sua estratégia de SEO. Diferentemente das outras ferramentas indicadas nesse post, seu foco não é apontar ideias de palavras-chave ou melhorias no seu site.

A principal função do Google Trends é mostrar sazonalidades nas buscas por determinadas palavras-chave e até mesmo o volume de buscas em determinada região, seja por país, estado ou cidade. Também possibilita a comparação de até 5 termos simultâneos, ajudando na escolha do melhor termo de busca para sua estratégia.

Übersuggest

Übersuggest é ideal e muito utilizado para encontrar as palavras-chave mais usadas no momento, assim como ajuda na escolha de tags e hashtags para as redes sociais. Sua utilização é extremamente simples e intuitiva. Basta você entrar com o termo que deseja e a ferramenta mostrará diversas variações da palavra-chave.

vidlQ

É uma poderosa ferramenta para acompanhar o desempenho de vídeos. É bastante prática e permite visualizar diversas informações de uma produção. Ao instalar o vidIQ e entrar no YouTube, por exemplo, todo vídeo que você assistir será acompanhado com uma tela de parâmetros, que exibe, entre outros pontos, o nível de engajamento, as visualizações, em que posição das buscas o material é mostrado e as tags utilizadas.

O que é interessante é que ela permite enxergar as estatísticas não só dos seus vídeos, mas de qualquer um que esteja disponível nas plataformas. Então, é um poderoso aliado para acompanhar a concorrência e avaliar as melhores práticas.

Google Page Speed

É uma das ótimas ferramentas de SEO, porque pode auxiliar você a acompanhar como está sendo o processo de abertura das suas páginas. Considerando que esse ponto interfere na experiência do usuário, ele deve ser observado no trabalho de otimização.

Google Page Speed faz uma análise nas páginas de duas formas:

  • tempo de carregamento acima da dobra: é o tempo entre o usuário clicar em um link solicitando a abertura de uma página até que essa seja aberta, acima da dobra;
  • tempo de carregamento da página inteira: similar ao caso acima, mas com a diferença que é analisado o tempo até a abertura da página inteira.

A avaliação feita é com uma pontuação de 0 a 100, em que 100 é a melhor nota. Avaliações acima de 85 são consideradas excelentes.

RD Station

É um software de automação de marketing e vendas da empresa Resultados Digitais. A ideia é reunir em um único local as principais ferramentas necessárias para que uma empresa consiga criar uma boa presença online, com foco em inbound marketing.

Pensando só como uma das ferramentas de SEO, você terá, ao contratar o RD Station, uma checklist inteira com os principais pontos que devem ser melhorados no seu site, assim como a análise de posicionamento na busca orgânica do Google.

Screaming Frog

É uma ferramenta bem completa para o trabalho de SEO. Para utilizá-la, há um custo de contratação, mas você pode consultar também uma versão gratuita, com algumas limitações, claro. Entre suas possibilidades estão a visualização de URLs para otimização, a análise de erros de rastreamento, como o 404, otimização das imagens e ainda permite localizar e avaliar conteúdos.

Screaming Frog também ajuda na análise de links internos e externos, localização de conteúdos duplicados, detecção de páginas que não estão indexadas e também faz uma checagem da velocidade de abertura das páginas. Uma ferramenta de SEO bem completa, não acha?

Vamos aplicar as técnicas de SEO no seu site?

Como você viu em nosso artigo, há diversas ferramentas de SEO disponíveis no mercado, cada uma com seus diferenciais. É interessante que você faça uma análise da relação de custo e benefício das possibilidades e encontre qual ou quais pode aplicar no seu site. O importante é criar um bom trabalho de SEO, posicionando suas páginas nas primeiras colocações.

E você, já usa alguma dessas ferramentas de SEO? Então aproveite e conheça essas 5 práticas para aumentar o tráfego orgânico do seu site!

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