Cada vez mais o consumidor quer ser sentir próximo das lojas e marcas que ele consome diariamente. Atentas a isso, as marcas começaram a desenvolver o relacionamento com seus clientes, tentando criar maior afinidade com o público-alvo. Mas, para conseguir uma posição no coração e na mente dos consumidores, é importante traçar uma boa estratégia de branding.
Quer saber o que é isso e como aprimorá-lo em sua marca? Então confira o post a seguir!
O que é o branding
Branding consiste em criar uma identidade que vai muito além de ter apenas um símbolo, marca visual ou nome. É criar uma uniformidade, uma personalidade para uma marca. Alguns exemplos de sucesso são o Pinguin, do Ponto Frio, e a Oreo.
Com táticas bem formuladas, e aplicando algumas técnicas, é possível fazer com que sua audiência não só se identifique com a sua marca, mas a idolatre. Isso, além de fidelizar os clientes, oferece a oportunidade de contar com a ajuda de uma legião de consumidores leais para levar a marca à frente e conquistar ainda mais espaço.
A fim de trabalhar a marca com o branding, é válido conhecer algumas boas maneiras de aprimorá-lo antes. Veja algumas:
Como aprimorar a estratégia de branding
1. Interaja bastante com o seu público-alvo
A interação faz parte do bom relacionamento entre a marca e o cliente. Com tanta tecnologia e facilidade na comunicação, os consumidores se acostumaram a passar mais tempo interagindo com outras pessoas e, consequentemente, a falarem sobre e se acercarem das marcas.
Por esse motivo é tão importante se comunicar bem com sua audiência, visando resolver pendências e eventuais problemas, além de fazê-la se sentir querida pela marca. Um exemplo clássico são as respostas que as marcas oferecem nos comentários e em postagens no Facebook ou em outras redes sociais, como o Twitter.
Outra forma de interação é responder solicitações por e-mail, WhatsApp e em todos os outros canais on-line de atendimento ao consumidor.
2. Mostre a personalidade da marca
As pessoas costumam se relacionar mais com as marcas quando se identificam bastante com elas. Ao criar uma marca, designe também uma personalidade para ela, atribuindo-lhe adjetivos e particularidades. Séria, extrovertida ou simpática são alguns exemplos. Pondere sobre qualidades e valores afins, como colocar a família em primeiro lugar, dentre outros aspectos que dão cara à individualidade que você ambiciona destacar para a marca.
Lembre-se de utilizar tal personalidade e singularidade em suas interações com sua clientela, mas atenção para não perder o profissionalismo. Um exemplo de marca que mantém presença bem formada e interage com o público é a Netflix: com comentários divertidos e simpáticos, a marca sempre está próxima de quem a consome.
3. Aproveite conteúdos relevantes nas publicações on-line
Seja por meio de blogs, sites, e-mails, postagens em redes sociais ou em qualquer outro lugar, sobretudo na internet, sempre entregue conteúdos relevantes para seu público. Por exemplo, se você for uma imobiliária, use conteúdos voltados para moradia e decoração. Se você possui uma loja de roupas, elabore e publique conteúdos sobre moda. É importante que eles sejam realmente úteis e ricos.
Não se esqueça de relacionar os conteúdos com o seu público-alvo. Afinal, além da interação e da personalidade, seus consumidores precisam se identificar com seus materiais e textos. Dessa forma, além de preparar sua marca, você também ajuda seus clientes a se apaixonarem por seus serviços e pelas soluções que você oferece.
Um conteúdo relevante também pode ajudar a atrair pessoas para uma landing page — que, quando feita adequadamente, é campeã de captação de leads! Quer saber como elaborar uma landing page de sucesso? Então leia nosso artigo sobre Como criar uma landing page campeã de captação de leads e melhore já essa técnica para atrair mais contatos e aumentar suas vendas!